DICAS SAUDÁVEIS

Sucos Enérgicos

Alguns sucos enérgicos para incluir no seu dia!

SUBSTITUINDO O CAFÉ: a clorofila presente nesses alimentos ajuda na oxigenação do sangue, que por consequência aumenta a função cerebral e a energia física. 

Ingredientes: 1 pepino grande, 8 talos de aipo, 1 punhado de couve, 1 punhado de espinafre, 1 punhado de salsa, 1/4 de um limão, 1 pedaço pequeno de gengibre, 250ml de água.

FORÇA NA ACADEMIA: enquanto a salsa é estimulante, o limão é rico em vitamina C e o gengibre entra com sua propriedade ant-inflamatória e poder de aumento da circulação. Tudo para te manter com disposição durante os exercícios.

Ingredientes: 1 limão, 3 maçãs, 5 cenouras, 1 pedaço de gengibre, 2 maços de folha de salsa, 250ml de água (se necessário)

PARA CORREDORES: o pepino entra como uma base nutrituva e refrescante, enquanto a alfafa traz os antioxidantes e o repolho também é uma boa fonte de minerais, cálcio, magnésio e manganês, que contribuiem para o crescimento ósseo e a densidade mineral, evita a osteoporose, artrite e outras inflamações.

Ingredientes: 2 pepinos, 1 repolho roxo inteiro, 1 copo de alfafa, 250 ml de água.


Sucos para a Saúde

MELHOR DIGESTÃO:  a maçã é um laxante natural que pode ser potencializado com a cenoura, que auxilia o fígado na liberação das toxinas do corpo e acelera o movimento dos resíduos. As fibras do bagaço da laranja também ajudam a aliviar a prisão de ventre.

- Ingredientes: 2 maçãs, 2 laranjas, 1 cenoura

IMUNIDADE: a alta concentração de vitamina C faz do brócolis um excelente estimulante da produção de células brancas, as responsáveis por combater infecções. O alho, por sua vez, contém compostos de enxofre que têm poderosas propriedades antimicrobianas.

-Ingredientes: 1 beterraba pequena, 3 cenouras, 8 talos de aipo, 1 talo de brócolis, 2 dentes de alho, 250ml de água

ANTIESTRESSE: o espinafre é rico em aminoácido triptofano, o que ajuda a melhorar o humor e a qualidade do sono. Ele também possui magnésio, o responsável por relaxar os nervos e músculos.
- Ingredientes: 1 cenoura grande, 2 punhados de espinafre, de 3 a 4 talos de brócolis, de 3 a 4 talos de aipo, 250ml de água.


Razões para comer fruta

Calor combina com muitas coisas, frutas é uma delas. Uma opção saudável de sobremesa ou lanches da tarde bem fresquinha para o dias de calor (e todos os outros também!)

CEREJA ajudam a acalmar o sistema nervoso

UVAS contém resveratrol, um agente anti-envelhecimento

MAÇÃS ajudam no processo digestivo e protegem o organismo

MELANCIA contém, citrulina que controla o ritmo cardíaco

LARANJA ajuda a prevenir gripes e constipações

MORANGOS contém pectina, que baixa o mau colesterol

BANANA fornece energia e previne cãimbras

ANANÁS previne a artrite

MIRTILLO protege o coração

KIWI é rico em ácido em ácido fólico, que acelera a cicatrização

MANGA previne o avanço de células cancerígenas


Snacks saudáveis para deixar na gaveta do escritório

Quando bate aquela fominha no meio do expediente, o que você faz? Antes de atacar as guloseimas – opções mais fáceis e tentadoras - confira esta seleção com lanches saudáveis e com poucas calorias!

1. MIX DE NUTS: Castanhas, frutas secas e sementes. Snack saudável para levar ao escritório, ao parque, à praia... e ser feliz a qualquer hora. Geralmente vem em saquinhos para mantém tudo fresquinho e crocante.

2. BISCOITO DE ARROZ: Sucesso nos Estados Unidos é feito de arroz integral, não contém glúten e tem sabor neutro - vai bem com salgados e doces . Também é leve, a unidade tem menos de 9 calorias.

3. ALFAJOR LIGHT: gosta de um docinho no meio da tarde? Ele pode ser levado na bolsa. Embalagens vem com dois minialfajores adoçados com sucralose, de chocolate branco ou ao leite, com ganhache cremoso.

4. CREME DE CHOCOLATE E AVELÃ DO BEM: Chocólatras, aplaudam! Tem menos 71% de gordura e 65% de calorias que o tradicional. À base de biomassa de banana verde, faz bem para o intestino. 

5. QUINUA EM PÓ:  versão instantânea do grão andino. Basta misturar 1 colher do pó no suco e no iogurte. Ainda vai bem na omelete e na sopa. Sem corante nem conservante: é só quinua mesmo!


Sal disfarçado

O sal é sem dúvidas um coisa que não pode faltar em nossa alimentação. Porém o excesso dela pode fazer muito mal para nosso organismo. Toca te ensina como podemos substituí-lo, uma mistura que engana bem, vem ver:

Bata no liquidificador: 1 colher de chá de manjericão, 1 colher de chá de orégano, 1 colher de chá de raspas de limão.

Pronto, assim você terá uma mistura que pode substituir o sal e pode temperar qualquer alimento.

 

 


Benefícios da beterraba

Encontramos a beterraba na forma de raiz o ano todo. Ela pode ser utilizada desde acompanhamento de pratos e saladas até no preparo de sucos e patês. Ela é rica em açúcar (por isso seu gostinho doce), proteínas, vitamina A, B1, B2, B5, C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês.

Depois de todos esses componentes, vejamos o bem que seu consumo pode nos trazer:

- Melhora a concentração;  Antioxidante; Atividades anti-inflamatória; Auxilia o sistema imunológico; Reduz pressão arterial

Curiosidades que talvez você não saiba sobre ela:

Uma beterraba cozida tem... mais fibras que 2 colheres (sopa) de arroz branco.

Uma beterraba crua (ou cozida) tem... mais potássio que 1 banana prata.

Ela faz bem para o cérebro, pele, coração, veias, artérias, articulações, fígado e intestino.

Além de ser uma delicia e por ela ser docinha, ela pode ajudar na vontade de comer doce.

 

 

 

 

 

 


Chá de Gengibre

Nesta época do ano, é bem comum o aparecimento de gripes e resfriados e a ingestão bebidas mornas pode ajudar a fluidificar o muco, conferindo sensação de conforto e bem-estar. O chá de gengibre é uma boa pedida na estação, já que ele possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Ferver um pouco de água e adicionar um pedacinho de gengibre e ½ limão. Além de saboroso, o chá eleva a imunidade. Ele funciona ainda como um relaxante eficaz, hidrata o corpo e ajuda a eliminar as toxinas.  

Também beneficia quem tem problemas de artrose, artrite, infecções respiratórias e bronquite. Estas últimas ações se devem ao poder anti-inflamatório e antibiótico que possui a planta.

Uma excelente pedida contra problemas estomacais pois ele atua combatendo má digestão, enjoos, gases, dores menstruais e mau hálito.

Outro benefício importante diz respeito à dieta, pois este chá auxilia no emagrecimento e na perda das gorduras abdominais. Isto quer dizer que ele é um chá emagrecedor e que ajuda a queimar as gorduras localizadas na barriga, aquelas chatas de sumirem, sabe? Este emagrecimento vem graças à ação termogênica do vegetal. Isto quer dizer que a bebida age no organismo provocando aumento do calor corporal. E por isto, ele potencializa o gasto calórico, acelerando o metabolismo. Consequentemente torna o corpo capaz de otimizar a queima de gorduras. Esta mligraosa bebida é um forte aliado à uma dieta balanceada e à exercícios físicos, pois aumenta em mais de 10% o gasto calórico. E é por isto que promove a perda de peso.

Coloque hoje mesmo esse chá na sua vida e aproveite todos os seus benefícios


Por que consumir Palmito?

O palmito é obtido a partir do interior da palmeira, e o formato cilíndrico é tentador para construir pratos atrativos. A coloração branca contribui com a aparência do prato, e a sua crocância é destaque não só em saladas frias, como em receitas aquecidas.

As porções de 100 gramas contam com apenas 30 calorias, o que não gera prejuízos à uma dieta para perda de peso. Favorável ao controle de peso, os benefícios do Palmito são justificados pela presença de diversas vitaminas e minerais. O Potássio contido nele supre as necessidades diárias, e auxilia no controle de pressão arterial e batimentos cardíacos. Dentre as vitaminas, o palmito ainda pode ser contribuinte de vitamina C, a qual otimiza a absorção de Ferro, sendo um diferencial para o funcionamento do sistema imunológico, prevenindo contra a ação de reações adversas.

É importante não atribuirmos a responsabilidade de garantia de saúde ao palmito, pois, ele não pode se responsabilizar pelo completo funcionamento do organismo. Ele pode ser um excelente aliado, mas não oferecerá grande contribuição, se não houver adoção de hábitos e alimentação saudável.

Apresentamos 10 benefícios dele:

1- Fortalece o sistema imunológico

Manter o corpo saudável e forte perante as adversidades externas é a forma mais simples de evitar consequências ao organismo. Os benefícios do palmito podem ser convenientes para essa proteção, pois o alimento retirado do interior da palmeira pode fornecer vitamina C, que age como importante fonte preventiva contra gripes, resfriados e até infecções de graus superiores.

2- Ajuda na recuperação de feridas

A suplementação de minerais é tão importante quanto o fornecimento de vitaminas, pois são os nutrientes que mantêm o corpo em funcionamento equilibrado. O que poucas pessoas sabem, é que o palmito é rico em Zinco, mineral potencializador com propriedades curativas. O mineral pode ser muito útil para auxiliar no tempo de recuperação desde feridas simples até feridas mais profundas.

3- Melhor qualidade de sono

Se você possui dificuldade para dormir, ao adicionar o palmito à sua dieta, você poderá notar que obterá melhor qualidade de sono, pois o palmito é rico em vitamina B6, que possui função importante para a produção de hemoglobina, favorecendo a composição do sangue, induzindo à melhor metabolização de gorduras, proteínas e carboidratos, benefício visado por aqueles que seguem dieta e buscam controle de peso. A vitamina de complexo B também favorece o humor, favorecendo a condições de humor irregular até a redução de efeitos causados por depressão e desequilíbrios neurológicos. Esses efeitos são garantidos pela serotonina contida no palmito. É importante destacar que os benefícios do palmito também se estendem às mulheres de idade mais avançada, que sofrem com as consequências resultantes do excesso de estrogênio.

4- Ajuda o sistema digestório

Muitas pessoas sentem desconfortos causados por inchaços e retenção de líquidos. O palmito possui fibras dietéticas, nutriente importante para a saúde digestiva, pois todos os alimentos são ingeridos e digeridos da forma adequada, preservando a absorção de nutrientes, sendo eliminadas as substancias prejudiciais à saúde. Com a eliminação regular de toxinas, é possível reduzir a possibilidade de ocorrência de hemorroidas, por isso, os benefícios do palmito e a porção significativa de fibras dietéticas podem reduzir inúmeras consequências comuns que prejudicam o bom funcionamento do sistema digestório.

5- Contribui com o desempenho esportivo

A riboflavina contida no palmito é responsável pelos benefícios q favorecem a composição sanguínea. Ela é funcional para a produção de células vermelhas, induzindo ao fortalecimento do organismo, contribuindo com o bem estar, prevenindo consequências do envelhecimento, melhorando o desempenho nos treinos, o que induz aos benefícios que levam à melhor construção de músculos e também perda de peso, já que a qualidade dos treinos será superior. O fortalecimento do corpo também pode ser justificado pela porção de vitamina C que o palmito pode oferecer. Ela é muito conveniente para a otimização do desempenho físico, e o melhor, ainda induz à uma melhor absorção de Ferro, mineral fundamental para bons resultados.

6- Controle de peso

O palmito pode ser facilmente encontrado em receitas de saladas, e sua presença pode ser justificada por diversos fatores, mas o baixo valor calórico é um dos mais convincentes. Preocupando-se em queimar mais calorias e consumir menos, os benefícios do palmito podem ser convenientes para a perda de peso, pois ele contém fibras dietéticas, as quais auxiliam no processo da digestão dos alimentos, controlando o tempo de absorção de nutrientes necessários para o corpo, preservando a saciedade até a próxima refeição.

7- Apoio para fertilidade

Mulheres que desejam impulsionar a fertilidade podem depositar esperanças no palmito, pois ele pode contribuir como fonte de ácido fólico. Uma porção pode oferecer até 400 mg de ácido fólico sintético, o que pode ser reconhecido como um suplemento importante para o desenvolvimento fetal.

8- Ajuda na prevenção e tratamento de diabetes

A porção de palmitos pode possuir até 3,5 gramas de fibras, e sua contribuição também se estende ao efeito preventivo contra diabetes. Como é recomendado para diabéticos evitar alimentos muito calóricos e que elevam o índice glicêmico, não sendo pertencente a essas categorias, o palmito pode ser uma opção para inovar no cardápio destes que convivem com limitação na hora de se alimentar.

9- Ajuda contra doenças cardíacas

O Potássio é um mineral importante para a saúde do coração. A porção deste mineral que está contida no palmito pode auxiliar no controle da pressão arterial, além de ajustar a frequência de batimentos cardíacos.

10- Contribui com os músculos

Para aqueles que desejam otimizar a síntese de proteínas é interessante saber que o palmito é fonte de Zinco, mineral importante e que pode ajudar no metabolismo de proteínas, nutriente fundamental para a nutrição dos músculos. As proteínas, tanto contidas em alimentos, quanto em suplementos alimentares são fundamentais para o anabolismo, e o palmito pode ser um impulsionador proteico, já que também pode oferecer 1,8 gramas de proteínas.


Como plantar tomatinho cereja

O tomatinho cereja são queridinhos por muitas pessoas por serem pequenos e adocicados. Você sabia que são super fáceis de cultivar e conseguimos plantar em qualquer lugar? Sim! Então, a Toca vai te ensinar como:

Então, vamos começar pela escolha do local.

  • Escolha um local onde bata mais luz. Caso tenha que escolher entre o sol que bate pela manhã ou pela tarde, prefira aquele espaço onde o sol incida pela manhã.
  • Caso só tenha sementes, você pode fazer uma sementeira: é só colocar cada sementinha em um pouco de terra ou algodão/papel toalha e deixá-la úmida todos os dias, com luz indireta, até que comece a germinar. É importante lembrar que o melhor lugar para as mudinhas pequenas e sementeiras é na luz indireta e só depois é possível colocá-las em contato com o sol.
  • Prepare a terra. Viviane aconselha usar uma pazinha (vasos) ou enxada (caso de jardim) para deixar a terra fofa, assim será mais fácil para enraizar.
  • Em um vaso, coloque a terra até dois dedos da borda, lembrando que o vaso deve conter furinhos ou algum mecanismo que dê para escorrer o excesso de água, caso contrário poderá aparecer mofo. No caso de hortinhas num canteiro ou jardim, faça um buraco, como se fosse uma “caminha” para colocar a sua mudinha ou as sementes germinadas (atenção para não colocar muitas sementes juntas).
  • Após inserir as mudinhas na “caminha”, cubra o restante do buraco com um pouco mais de terra e, se possível, um pouquinho de esterco para forrar todo espaço da superfície da terra. Caso tenha cascas de ovos, amasse-as até que virem quase uma farinha e jogue este pó sobre a superfície. Se tiver um pouquinho de borra de café sobrando, também pode ser colocada na superfície para dar mais força às plantinhas.
  • Procure verificar se a terra está úmida ou seca antes de regar, pois muita água também faz mal. O melhor horário para regar é ao despertar da manhã ou à noite, pois o tomatinho consegue utilizar a água sem que ela evapore com o calor do sol.
  • Não molhe as folhas e nem regue muito, pois pode dar fungo. Tem que regar direto na terra!

 

Assim como qualquer plantação, eles também precisam de cuidados específicos:

  • Assim que tomateiro começar a crescer, coloque uma estaca de madeira, cabo de vassoura ou algo que você possa prender o caule principal a ele (usando barbante, arame, qualquer material que não machuque), fazendo com que a planta cresça de forma ordenada e vertical.
  • É preciso podar algumas ramificações, caso queira um tomateiro de forma linear e vertical. Com o amadurecimento da planta, começarão a aparecer folhas amareladas, então remova-as. Em aproximadamente 65 a 70 dias, é só colher os tomatinhos e saboreá-los!

 


Cuidados específicos com cada planta

Agora que já plantamos nossa hortinha, temos que saber quais cuidados ter com cada planta:

  1. ALECRIM: plantar em solo com granulação arenosa e colher os raminhos próximos ao caule.
  2. CEBOLINHA: plantar em solo com granulação média e bastante adubado; podar com a tesoura e deixar 3cm na base e colher as folhas mais velhas para fortificar as mais novas
  3. HORTELÃ: plantar em solo argiloso durante todo o ano e colher as plantas em crescimento, estimulando brotos laterais
  4. MANJERICÃO: pode ser plantado em qualquer época do ano; colher os galhos com as folhas, sempre arrancando as flores, pois elas “roubam”o perfume das folhas.
  5. ORÉGANO: plantar em solo fofo entre abril e junho; colher no início da floração.
  6. PIMENTA: plantar m solo areno-argiloso; colher os frutos mais velhos para dar mais força aos novos
  7. SALSINHA: plantar em solo rico em matéria orgânica, não suporta terrenos argilosos ou mal drenados; colher com os galhos (rebrota 4 vezes) e colher as folhas velhas para fortificar as mais novas
  8. TOMILHO: plantar em solo argiloso ou calcário e colher os galhos com as folhas

Mini horta de temperos

Ter ervas frescas em casa deixa a vida e os alimentos mais gostosos e leves. Vasos pequenos dentro de casa facilitam usar eles frescos e deixam um ambiente super aconchegante. Por isso, faremos uma série de posts para te ajudar a ter sua horta em casa.

Hoje daremos algumas dicas para começar um horta caseira:

  1. SEPARADO OU JUNTO: algumas ervas precisam ser plantadas sozinhas e outras podem ser plantadas juntas sem problemas. Cebolinha, hortelã e salsinha são recomendadas plantar em vasos sozinhas, já alecrim, manjericão, orégano, pimenta e tomilho podem ser plantadas juntas.
  2. CONTROLE DA LUMINOSIDADE: Cebolinha e hortelã preferem a sombra. O orégano já gosta da luz natural. Alecrim, manjericão, pimenta, salsinha e tomilho podem ser deixados no sol direto por algumas horas.
  3. FREQUÊNCIA DE REGAS: Tomilho a cada 2 dias; alecrim, cebolinha, orégano e salsinha podem ser regadas todos os dias moderadamente e hortelã, manjericão e pimenta podem ser regadas diariamente em abundância.

Milho verde

Continuando na Junina saudável, hoje trazemos alguns benfícios que o milho verde pode trazer para nossa saúde. Ele é um cereal e, por isso, é rico em carboidratos e uma ótima fonte de energia. Ao contrário do que muitos pensam, mesmo quem está de dieta precisa de doses adequadas deste nutriente, principalmente dos chamados carboidratos complexos, como o milho, que alivia a vontade de comer doces.

“O ácido fólico presente no milho também é capaz de ajudar na prevenção de doenças cardíacas por reduzir os níveis de homocisteína. Esta proteína, em excesso, pode causar danos às artérias. Além disso o milho é rico em vitamina B1 (tiamina), conhecida como a vitamina da memória por participar dos impulsos nervosos que fazem as transmissões entre neurônios” ressalta Lílian Assis, nutricionista responsável pelo Plano de Emagrecimento Suadieta.

Para quem quer emagrecer, a nutricionista explica: “O milho é fonte de fibras que são aliadas do funcionamento intestinal, controle do colesterol e aumento da saciedade. Sem contar que não contém glúten, sendo uma opção adequada para quem tem sensibilidade ao nutriente ou doença celíaca”.

Os benefícios do milho também podem ser constatados quando se trata de beleza. A vitamina A traz mais brilho e vitalidade para a pele, as unhas e os cabelos. “Isso se dá pela sua intensa participação na regeneração celular. Vale lembrar que a vitamina A também é uma aliada do bom funcionamento do nosso pulmão”, completa a especialista.

Ele pode ser usado em diversas formas:

Milho cozido: rico em fibras. Deve ser consumido apenas com um pouco de sal, sem manteiga ou margarina, para não elevar o valor calórico.

Milho de pipoca: se feita sem ou com pouquíssima gordura ou açúcar não provoca problemas, mas deve ser consumida com moderação (1 xícara de chá).

Milho de canjica: prepare a canjica com leite desnatado e adoçante para culinária.

Óleo de milho: rico em gorduras poliinsaturadas, benéficas ao coração.

Atenção!

Milho em conserva: é rico em sódio e pobre em nutrientes devido ao processo de conservação. Uma opção para o dia a dia é preparar o seu próprio alimento. Cozinhe e congele em pequenas porções fora da espiga.

 

 

 


Junina na saúde

A árvore da araucária é o símbolo do Paraná, sua semente é o pinhão. Sementes que são comestíveis existindo cerca de 20 diferentes espécies de pinha. O pinhão é conumido como alimento desde o período Paleolítico e hoje é uma delícia que não pode faltar nas festas Juninas. Sendo assim, a Toca do Grilo não poderia deixar te lhes mostrar alguns benefícios que essa semente pode trazer para sua saúde:

1. Perda de Peso: Mesmo sendo rico em gorduras, comendo pinhões em uma base regular podem aumentar os seus esforços na perda de peso, porque eles contêm ácido pinoleico, estudos realizados mostraram que tem um inibidor eficaz de apetite. Além disso, O Ácido Pinoleico funciona, desencadeando a liberação de dois hormônios supressores de fome, colecistoquinina (CCK) e glucagon-like peptide-1 (GLP-1).

2. Sistema Cardiovascular: Além de uma boa circulação, pinhões também contribuem para um coração saudável. Eles são uma grande fonte de gorduras monoinsaturadas, que têm sido associados com níveis mais baixos de colesterol e um menor risco de ataque cardíaco. Eles são também ricos em Vitamina E, Vitamina K, Cobre, Ferro e Manganês, este são nutrientes que ajudam o sistema cardiovascular.

3. Ricos em Ferro: Os Pinhões são uma grande fonte de Ferro, que é um nutriente essencial para muitos processos do corpo, incluindo a circulação e regulação do nervo. O Cobre que contêm ajuda o corpo a absorver mais de ferro.

4. Anti-envelhecimento: Os antioxidantes presente nos pinhões retarda o processo de envelhecimento, pois eles ajudam a remover os radicais livres do corpo. Quando os níveis mais elevados de radicais livres estão presentes, os sinais de envelhecimento irá aumentar e os radicais livres também podem causar o crescimento de células cancerígenas. Além disso, o consumo de alimentos ricos em antioxidantes, como pinhões, irá reduzir o risco de eventuais problemas de saúde. O Cobre presente nos pinhões também contribui para o seu arsenal anti-envelhecimento.

5. Saúde dos Olhos: eles contêm luteína, um antioxidante que é crucial para a prevenção de doenças oculares, como a degeneração macular e catarata. Eles também conter vitamina A sob a forma de beta-caroteno.

6. Fonte de Energia: Quando você está se sentindo cansado ou desgastado, pinhões pode lhe dar o impulso que você precisa, pois eles contêm proteína e magnésio. Verificou-se que o magnésio contribui para melhorar os sintomas de fadiga e é também benéfico para a libertação da tensão muscular e cólicas.


Dicas para a felicidade

Felicidade é um estado de alma, porém existem alguns alimentos que podem dar uma ajudinha nesse sentimento. Vejamos alimentos e seus benefícios:

  •  a BANANA ajuda no controle da ansiedade;
  •  o ABACATE auxilia em uma boa noite de sono;
  • as NOZES podem aumentar o poder de concentração;
  • a PIMENTA é antidepressiva;
  • SALMÃO, protetor do coração;
  • o CHÁ VERDE levanta o astral;
  • GERME DE TRIGO evita o nervosismi e irritabilidade;
  • a AVEIA no bom funcionamento do organismo;
  • a CLOROFILA espanta o stress.

Siga essas dicas de alimentação que elas te ajudaram em um dia mais FELIZ!


Melhore o humor com casca de banana

 

A casca de banana tem uma boa quantidade de triptófano. Este aminoácido ajuda a promover a produção de serotonina, conhecida como “o hormônio da felicidade”.

O estado de ânimo é regulado por ela, e se estiver em níveis baixos, iremos enfrentar o mau humor, a depressão e a irritabilidade.

Com duas cascas de banana por dia, durante três dias consecutivos, você poderá aumentar a serotonina em seu corpo em até 16%.

Outros usos e aplicações

Além dos usos já mencionados da casca de banana, também podemos destacar os seguintes:

    •    Acalma os incômodos causados pelas picadas de insetos (como mosquitos e formigas)

    •    Branqueia os dentes

    •    Elimina cicatrizes da pele

    •    Elimina as manchas na pele

    •    Fortalece os ossos

    •    Permite uma maior absorção de cálcio

    •    Lustra os sapatos e lhes dá brilho

    •    Permite polir os talheres de prata

    •    Melhora as características do adubo

    •    Fertiliza as plantas

    •    Repele as pragas no jardim

    •    Atrai as borboletas

    •    Extrai as farpas presas na pele

    •    Dá brilho às folhas das plantas

    •    Prende traças dentro de casa

    •    Permite conservar os sucos da carne quando a mesma é cozida


Semente de abacate

O abacate é uma fruta rica em benefícios para a nossa saúde. Boa parte das pessoas certamente sabe disso.

O que muito pouca gente sabe é que o caroço (ou a semente) de abacate é um tesouro medicinal.

E somente o desconhecimento justifica o fato de que se coma o abacate e não se aproveite o caroço.

Então você deve estar perguntando: "Mas como eu vou usar o caroço?" Existem várias maneiras e uma delas vamos ensinar adiante.

Mas antes vamos mostrar um pouco dos poderes do caroço de abacate.

- O caroço de abacate é um potente antifúngico e antibiótico natural.

- Ele combate fungos, como a cândida, além de nos proteger dos efeitos da picada do mosquito que transmite a febre amarela.

- As propriedades anti-inflamatórias do caroço de abacate ajudam os que sofrem com doenças que atingem as articulações, como artrite e tendinite.

- Ele também aumenta as defesas do corpo, ou seja, fortalece o sistema imunológico.

- E alivia diarreias e inflamações no aparelho digestivo, prevenindo a formação de úlceras gástricas.

- Por possuir atividade termogênica, o caroço de abacate ajuda a eliminar gordura localizada.

- Os índios confiam muito no poder curativo do caroço e o utilizam para tratar desde diarreias, dores musculares, furúnculos, transtornos nos rins e fígado até males mais sérios, como catarata, epilepsia e problemas na tireoide.

- Propriedades anticâncer.

- Em um estudo publicado na revista  Pharmaceutical Biology, os pesquisadores da Universidade de Antioquia, em Medellín, Colômbia, mostraram que o extrato do caroço de abacate  levou células de leucemia a se autodestruir.

- Em outro estudo, publicado na revista científica Cancer Research, os pesquisadores descobriram que um composto encontrado no extrato de semente de abacate chamado de vocation B foi eficaz contra células de leucemia mieloide aguda.​

- Segundo estudo publicado na revista Plant Foods for Human Nutrition, a farinha do caroço de abacate revelou-se capaz de reduzir o mau colesterol e o colesterol total em ratos. Os pesquisadores acreditam que a semente de abacate pode oferecer proteção contra a formação de placa arterial. E isso se deve à fibra dietética encontrada no caroço do abacate, que também pode ajudar a combater a hipertensão e o diabetes.


Controle suas impulsões

Muitas vezes temos vontade de comer certas coisas que podem não ser saudáveis, mas a Toca do Grilo vai te ajudar com algumas dicas para substituir e te ajudar a controlar essa inimiga da saúde que é a compulsão.

1. Quando tiver vontade de… Chocolate 

É por que há falta de… Magnésio

Comer… Proteína animal ou vegetal 

2. Quando tiver vontade de… Comidas Açucaradas 

É por que há falta de… a) Cromo, b) carbono, c) fósforo, d) enxofre, e) triptofano

Comer… a) Brócolis, uva e frango, b) frutas secas, c) proteína animal ou vegetal d) mirtilos, couve flor, brócolis e repolho, e) uva passa, espinafre e batata doce

3. Quando tiver vontade de… Pão, torrada e macarrão

É por que há falta de… Nitrogênio 

Comer… Carne, peixe, feijão e castanha

4. Quando tiver vontade de… Comidas gordurosas

É por que há falta de… Cloro

Comer… Peixe

5. Quando tiver vontade de… Compulsão por qualquer alimento

É por que há falta de… a) Sílico, b) Triptofano, c) Tirosina

Comer… a) Castanhas, sementes e grãos integrais, b) uva passa, espinafre e batata doce, c) Frutas cítricas

 


5 sucos para limpar o organismo

Se você abusou da comilança e precisa de uma ajudinha aqui vai 5 sucos poderosos para te ajudar a limpar seu organismo, além de serem deliciosos.

  1. SUCO DE LIMÃO COM GENGIBRE: 

1 limão com casca + 1 copo de água + 1 pedaço grande de gengibre + 1 pitada de pimenta caiena + 1 rodela grossa de abacaxi (se preferir uma textura mais cremosa, bata o abacaxi congelado) + 1 folha de couve + hortelã + gelo a vontade.

2. SUCO DE LARANJA E CANELA

1 copo de suco de laranja + 1 col. (chá) de canela em pó + 1 col. (chá) de guaraná em pó + 1 pedaço de gengibre fresco + 1 tâmara

3. SUCO DE BETERRABA COM LIMÃO

1 beterraba crua + suco de 1 limão + 1 col. (chá) de canela + 1 colher de chá de guaraná em pó + 1 copo de água ou água de coco

4. ÁGUA DE GENGIBRE

Bata água com gengibre

5. SUCO DE LIMÃO COM CHÁ BRANCO

Suco de 2 limões + 1 copo (200ml) de chá branco + 1 pedaço de gengibre + 2 fatias de abacaxi + xilitol para adoçar (opcional)

 


MELHORES CHÁS PARA CADA INTENÇÃO DO DIA

Toca do Grilo recomenda, se você quer….

ANIMAR SEU DIA: chá preto, verde, vermelho ou branco

Além de estimulantes, são antioxidantes, anti-inflamatórios e agem contra as doenças do coração.

DORMIR MELHOR: camomila ou cidreira

Reduzem dores abdominais, relaxam e potencializam os efeitos de medicamentos sedativos.

ESTIMULAR O APETITE: canela

O chá dessa especiaria ainda combate a má-digestão, gases e dores abdominais. Não deve ser utilizado por gestantes ou durante o período de amamentação.

DAR UMA FORÇA CONTRA A GRIPE: anis estrelado

Essa é uma bebida expectorante, que facilita a eliminação do muco. Assim como o chá de canela, deve ser evitado pelas gestantes e lactante.

MELHORAR A DIGESTÃO: erva-doce ou hortelã

Os dois chás também são excelentes contra dores abdominais e gases. O chá de hortelão não é indicado a gestantes e mulheres no período de amamentação. Crianças menores de dois anos, diabéticos e pessoas que apresentam liberação de pedras na urina também devem evitar essa bebida.


Limão com chia

Sendo o limão uma fruta ótima, a chia, uma semente ótima. E se juntarmos os dois, teremos uma receita ótima!

Quando fazemos o suco de limão misturado com chia, ele oferece compostos potentes que ajudam a beneficiar o organismo além de ter ter um grande percentual de antioxidantes.

Essa mistura ajuda a purificar o corpo e auxilia na perda de peso.

Hoje podemos encontrar sementes de chia facilmente no comércio, uma vez que elas já são bem conhecidas por muitas pessoas, especialmente por aquelas preocupadas com o bem-estar.

As sementes de chia são uma das maiores fontes de ácidos graxos, como o ômega 3, importantíssimo para o cérebro e o coração.

Os ácidos graxos são necessários para a absorção das vitaminas lipossolúveis A, D, E e K e da atividade glandular normal, especialmente para as suprarrenais e a glândula tireoide.

Eles também nutrem a pele e são essenciais para deixar saudáveis mucosas e nervos, bem como para o funcionamento normal do sistema reprodutivo.

Também podem ser importantes na redução de depósitos de colesterol.

A camada externa da semente é rica em fibras solúveis e mucilagem.

A chia contém cinco vezes mais cálcio do que o leite; três vezes mais ferro que o espinafre; quinze vezes mais magnésio que os brócolis; duas vezes mais potássio que a banana; três vezes mais antioxidantes que o mirtilo.

É também rica em manganês e boro (que também é fundamental para os ossos).

 O limão é um poderoso alcalinizante, ou seja, alcaliniza e regula o pH do sangue

 

Muita gente não entende isso porque se prende ao sabor ácido do limão.

É que o limão é uma espécie de pegadinha da natureza.

É ácido no sabor, mas alcalino quando absorvido pelo corpo.

Para resumir, podemos dizer que os principais benefícios do suco de limão com chia são estes:

- É rico em fibras e vitamina C

- Melhora a circulação e proporciona mais energia

- Combate radicais livres e impede o envelhecimento precoce

- Ajuda a proteger a pele de raios UV e poluição

- Proporciona elasticidade e firmeza à pele

- Desintoxica o corpo

- Ajuda na digestão

 E aí, o que achou da nossa mistura?


Alimentos com propriedades termogênicas

Um alimento termogênico é aquele que te dá “energia’, ou seja, te deixa mais disposto para fazer atividades por exemplo. Toca do grilo apresenta algumas dicas para incluir no seu dia a dia de alimentos termogênicos.

CANELA: aumenta o metabolismo e auxilia no emagrecimento por ser capaz de aumentar a temperatura corporal, ajudando na queima de gordura. Pode fazer combinações com frutas e outros alimentos.

GENGIBRE: com essa raiz, o gasto calórico pode chegar a mais de 10%. Pode ser consumido cru, em chás ou temperos para refeições.

PIMENTA VERMELHA: essa pimenta possui capsaicina, uma substância que auxilia na quebra de gorduras do organismo. A atividade metabólica pode chegar a 20% a mais. Pode ser ingerida em saladas e outros pratos.

LINHAÇA: rica em ômega 3 essa semente aumenta o metabolismo, elimina o excesso de líquidos corporais e queima de calorias. Podem ser consumidas com sucos, iogurte.

MOSTARDA: acelera o metabolismo e aumenta a temperatura do corpo. Além disso, possui um componente ativo, o numérico, que torna mais lento o crescimento do tecido gorduroso.


A pêra estimula a digestão e saúde intestinal

A pêra além de ser suculenta, pode nos trazer um benefício bem interessante que ajuda a cuidar da saúde intestinal.

Por ela ter aspecto fibroso, desempenha um papel muito importante na digestão humana. Apenas uma pêra pode proporcionar 18% do teor recomendado diariamente de fibra.

A fibra atua como um agente de carga nos intestinos, tornando o transporte de alimentos mais fácil. Além disso, estimula a secreção de sucos gástricos e digestivos para que a comida se mova de maneira mais suave, em um estado mais digerido.

Outro benefício da pera no processo de digestão é regular os movimentos intestinais e reduzir as possibilidades de prisão de ventre, bem como a diarréia. 

Uma opção pode ser um suco dela, refrescando nesse calor! 


Alimentos que podem ajudar no combate a Insônia.

A insônia pode ser um grande problema, por isso, hoje trazemos alguns alimentos que podem auxiliar te trazer uma noite mais tranquila e agradável.

AVEIA : fonte de triptofano, o que ajuda também a manter um sono contínuo

AMÊNDOA: rica em antioxidantes, é excelente para a saúde do coração. Também reduz o colesterol, por ser fonte de gorduras boas como o ômega 3. Esta substância também tem papel importante no sono.

BANANA: produção da serotonina, hormônio do relaxamento. Também é uma grande fonte de vitaminas como o complexo B, B6 e magnésio.

VINHO TINTO: uma taça de vinho tinto contem melatonina, hormônio que induz o relaxamento. Apenas uma taça já é o suficiente.

VEGETAIS VERDES: fonte de magnésio, cálcio e vitamina B, ajudam a acalmar o corpo.

LEITE: contém aminoácidos triptofano, que relaxa os músculos e induz o sono.

SEMENTE DE GERGELIM: fonte de vitamina B6, é fundamental para converter o triptofano em serotonina. Também é rica em cálcio, que auxilia a saúde dos ossos. 

HORTELÃ: O uso é ideal após as refeições, por contribuir para o relaxamento dos nervos e boa digestão. (Que tal vir tomar um suco de abacaxi com hortelã aqui na Toca do Grilo?)

LINHAÇA: rica em ômega 3 e ajuda na regulação dos neurotransmissores. Também melhora o humor, a irritabilidade, ansiedade e depressão. Auxilia no tratamento para a perda de peso, pois é um ótimo anti-inflamatório.


Benefícios do Repolho

O Repolho é um dos vegetais mais populares, pois é barato, grande e saudável. Listamos 6 benefícios:

Prevenção do Câncer: contém sinigrina, um glicosinolato que foi encontrado em estudos para ajudar na prevenção do câncer de próstata, câncer de cólon e câncer de bexiga.O Repolho Saboia é particularmente elevado em sinigrina. Para obter os benefícios preventivos do câncer, comê-lo cru ou cozinhá-lo apenas levemente, repolho também é rico em antioxidantes que ajudam o corpo a lutar contra todas as formas de câncer.

Níveis de colesterol: O repolho é uma ótima fonte de fibras, que tem sido associada com os níveis de colesterol. Quando é consumido, funciona com os ácidos biliares no processo digestivo para remover o colesterol do sangue.

Redução dos radicais livres: Os antioxidantes em repolho ajuda para se livrar de radicais livres no corpo. Os radicais livres podem causar sérios problemas de saúde como câncer e doenças cardíacas, comer repolho irá reduzir o risco dessas condições pois são ricos em antioxidante.

Anti-inflamatório: O repolho contém antocianinas, que têm propriedades anti-inflamatórias. Comer repolho em uma base regular, pode reduzir a inflamação no corpo, o que ajuda a reduzir as convdições inflamatórias crônicas, como artrite e doenças cardíacas.

Saúde Digestiva: A fibra do repolho é ótimo para a digestão e também há muitos outros nutrientes disponíveis que suportam a saúde do estômago e do revestimento intestinal. Repolho também auxilia na manutenção de níveis saudáveis de bactérias no intestino, reduzindo as bactérias ruins e na promoção de boas bactérias.

Suporte imunológico: Muitas pessoas ficam surpresas ao saber que, na verdade, repolho tem mais vitamina C do que muitas frutas cítricas. Quando você obter o suficiente de vitamina C em sua dieta, o sistema imunológico se fortalece e o corpo pode efetivamente lutar contra doenças e infecções. e também acelera a cicatrização de tecido danificado e feridas.

 


Suco desintoxicante e digestivo

A páscoa acabou, comemos, bebemos, comemoramos com a família. Porém o que pode não ter acabado é a sensação de inchaço. Que tal tomar um suco desintoxicante hoje? 

 

Ingredientes

    •    1 xícara (chá) de abacaxi em cubos

    •    1 cenoura

    •    1 xícara (chá) de talos de erva doce

    •    1 suco de limão e raspas da casca

Modo de fazer

Bata em uma centrífuga ou em um liquidificador todos os ingredientes com um pouco de água filtrada ou água de coco. Para deixar o suco mais cremoso, utilize a medida de meio copo. Evite usar açúcar e adoçantes.


CEBOLA: vai muito além do tempero

Quem nunca pensou em cebola como o primeiro ingrediente essencial para o preparo de sua comida que atire a primeira pedra. Ela é muito usada para realçar os sabores de nossos alimentos, usada tanto crua em saladas e pratos frios como refogada como inicio de nossas receitas. Porém o uso dela pode ir muito além de sabor, demos aqui alguns motivos para incluir cada vez mais a cebola em sua culinária como, por exemplo:

  • diminui os níveis de colesterol e triglicérides no sangue
  • auxilia na produção de plaquetas no sangue
  • auxilia na melhora da densidade óssea 
  • beneficia a reparação celular
  • possui efeito antiinflamatório
  • desintoxicante e antioxidante
  • regula os níveis de açúcar no sangue 
  • atua na prevenção do câncer
  • melhora o sistema imunológico 
  • combate a anemia

Agora podemos desfrutar, além de seu sabor, seus benefícios.


5 benefícios da pizza para a saúde

Que a pizza é uma delícia todos nós já sabemos, o que talvez não saibamos são os benefícios que os seus ingredientes podem nos trazer. Listamos alguns pra você:

  1. A massa: a massa da pizza é muito rica em antioxidante, e se você usa as técnicas de cozimento corretas, você pode realmente aumentar os antioxidante na massa. Vai ser extremamente benéfico se você optar por uma massa de trigo. Ele não só tem fibras, carboidratos complexos, e nutrientes essenciais, mas também ajuda na estabilização do metabolismo.
  2. O molho: ele é um dos principais componentes de uma pizza. Rico em licopeno, o tomate ajudará no combate do câncer. Eles também têm vitamina C, que ajuda a impulsionar o sistema imunológico. Como a maioria dos molhos de pizza tem alho, você começa a usufruir dos benefícios da vitamina B6, vitamina C e manganês, que tem propriedades anticancerígenas. Outro componente de um molho de pizza é o azeite, ele ajuda na redução do colesterol ruim e lhe trás uma dose de óleos graxos ricos em energia. Com ervas como manjericão e orégano, o molho dá-lhe cargas de vitamina K e fibras.
  3. O queijo: ele é extremamente rico em cálcio, que auxiliam na prevenção da osteoporose. também é rico em proteínas. Tudo o que você precisa fazer é ser um pouco cauteloso na quantidade e no tipo de queijo que você vai colocar na sua pizza. Escolha sabiamente entre o queijo de leite integral, queijo de cabra ou leite desnatado.
  4. Os recheios: se você optar por uma pizza que tem verdura como recheio, então ela pode lhe ser muito saudável. Os vegetais verdes, como espinafre, pimentão verde e aspargo são extremamente ricos em antioxidante. Outro popular recheio para a pizza são os cogumelos. Eles são agentes de combate ao câncer e tem um teor muito elevado de agua. Não só isso, os cogumelos possuem baixo teor de sódio, gordura e contagem de calorias. Também ajudam na regulação do seu nível de açúcar no sangue. O abacaxi é outro recheio preferido para uma pizza doce, além de ser extremamente benéfico para os ossos e dentes. Se você gosta de pizza de carne, então vai ter uma grande dose de proteína e ferro.
  5. A variedade: a melhor parte de uma pizza é que você pode controlar todos os ingredientes que vão nela. Se você gostar  de fazer pizza em casa, então terá uma grande vantagem, assim podendo usar o tipo de massa que quiser, fazer o tipo de molho considerar mais saudável, adicione queijo de acordo com a quantidade que deseja, e desfrute de infinitas opções de recheio.

5 tipos de bananas mais populares no Brasil e seus benefícios

A Banana é o fruto mais consumindo no mundo e também mais popular no brasil. Além disso, a Banana possuir cerca de mais de 500 espécies catalogadas entre plantas selvagens e cultivadas. A Banana é rica em carboidrato, é uma ótima fonte de energia e, além das Vitamina A, Vitamina B1, Vitamina B2 e Vitamina C, a Banana ainda é rica em sais minerais e entre eles está o Potássio, substância que ajuda no tratamento da câimbra. Além disso, A Banana ainda contém um aminoácido chamado triptofano, que se converte em serotonina no corpo e provoca uma sensação de bem-estar. Sendo assim, a fruta é considerada fundamental em uma dieta de prevenção e tratamento contra a Depressão.

Muito presente no dia a dia do povo brasileiro, ela tem vitaminas e muitas propriedades benéficas para a saúde. Cada um dos tipos de banana possui suas propriedades, mas a maior parte dos benefícios é comum a todos eles. Não é à toa que a banana é a fruta mais popular do mundo. A produção anual de 70 milhões de toneladas concentra-se na região tropical do planeta e o Brasil é o terceiro produtor, atrás de Índia e Equador. Então, confira 5 Tipos de banana mais populares no Brasil.

Banana-nanica: A Banana-nanica é doce e possui consistência capaz de substituir o ovo em uma receita de bolo, por exemplo. E em cada 100g possui:

Calorias: 92

Fibras: 1,9g

Potássio: 376mg

Banana-prata: Durável, mais consistente e pouco doce, é ideal para ser preparada grelhada. E em cada 100g possui:

Calorias: 98

Fibras: 2g

Potássio: 358mg

Banana-Maçã: Pequena, doce e cremosa, ela exala um aroma que lembra o da maça. Prefira consumir a fruta ao natural. E em cada 100g possui:

Calorias: 87

Fibras: 2,6g

Potássio: 264mg

Banana-ouro: A Banana-ouro é a menor das espécies produzidas no Brasil. Seu tamanho chega a, no máximo, 10 centímetros. Embora pequena, é a banana mais calórica, porém, mais doce.

Calorias: 87

Fibras: 2,5g

Potássio: 321mg

 

Mas é preciso ter alguns cuidados para o consumo. A Banana, quando muito verde (aproveite e leia sobre o uso da Banana Verde), pode causar desconforto gastrointestinal, por não ser facilmente digerida. Já se consumida após o tempo de amadurecimento, traz poucos nutrientes e muito açúcar.


Salmão é fonte de proteína

O Salmão é um peixe que é conhecido por seu gosto impecável. Um peixe de água doce, o salmão é uma parte da família salmonídeos. Este peixe é amplamente consumido e amado em todo o mundo. Carnudo, bonito e suculento, O Salmão é comido cru, defumado, grelhado ou frito. Sushi e Salmão defumado são famosos da culinária mundial. O Salmão é um alimento altamente nutritivo. Uma das principais fontes de ômega-3 ácidos graxos e outros nutrientes. Vamos dar uma rápida olhada em alguns dos Benefícios Nutricionais do Salmão.

Benefícios Nutricionais do Salmão: O Salmão fornece cerca de 200 calorias por 100 gramas de seu consumo. Além disso, O Salmão é uma boa fonte de proteína, gorduras saturadas e ainda Ele fornece quantidade significativa de ômega-3 ácidos graxos, Vitamina A, Vitamina B6, Vitamina B12, Vitamina C e Vitamina D. O Salmão também é uma boa fonte de minerais como o Ferro, Potássio, sódio, Cálcio e Magnésio. Leia mais sobre Os Benefícios do Salmão Para Saúde.
Benefícios do Salmão Para o Coração: O Salmão podem ser considerado como um dos alimentos mais saudáveis ​​para o coração. Ele é rico em ácidos graxos ômega-3, que ajudam a reduzir significativamente o colesterol LDL(Ruim) e podem até mesmo aumentar o nível de colesterol HDL ( BOM) no organismo. Além disso, O Salmão Ajuda a reduziros niveis de Triglicéridos. Os antioxidantes ajudam a reduzir o seu endurecimento das artérias, tornando-a mais flexíveis. O Selênio é um outro antioxidante, que é encontrada no Salmão que podem restringir o aparecimento de derrames cardíacas e ataques cardíacos. O Salmão é um alimento altamente recomendado para atingir um sistema cardiovascular saudável.

Salmão Podem Prevenir o Câncer: O Aparecimento de câncer podem ser prevenidos pelo consumo do Salmão. O Salmão é rico em vitamina D, Estudos Realizados mostraram que ela e eficaz na prevenção do câncer de mama, próstata e câncer retal. Além disso, O Salmão é rico em Omega-3 os ácidos graxos e em selênio que são úteis para restringir o metabolismo das células cancerígenas.

Salmão Ajudam Melhorar As Funções Cerebrais: O Salmão é rico em ômega-3 os ácidos graxos e ácido docosahexaenóico que foram provados ser altamente benéfico para a saúde do cérebro. Estes nutrientes ajudam a melhorar as funções cognitivas. Protectins são compostos feitos a partir de ácido docosahexaenóico, que têm propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar a manter o cérebro ativo e eficiente. O Omega-3 do Salmão mostrou ser eficaz em diminuir o nível de stress e depressão. As vitaminas A e D, aminoácidos e o selênio ajudam melhorar a saúde do sistema nervoso. Pois, eles podem atrasar o aparecimento da doença de Alzheimer e de Parkinson.

Benefícios do Salmão Para a Pele: O Salmão é uma boa fonte em anti-oxidantes, eles auxilia na prevenção do processo de oxidação e dos radicais livres que prejudicam o corpo. As rugas e o envelhecimento precoce podem ser prevenida por consumi-lo. Os ácidos gordos e o selénio podem evitar que os raios Ultra Violeta prejudicam a sua pele.


10 dicas para ter uma vida saudável

1 - Inclua castanhas na rotina alimentar

"Castanhas-do-pará, de caju, nozes e amêndoas possui baixo índice glicêmico, o que significa que não alteram os níveis de insulina no sangue e provocam sensação de saciedade. Também são fontes ricas em fibras, ferro, vitamina E e selênio, mineral importante para o bom funcionamento da tireoide", diz a a nutróloga Liliane Oppermann. Para aproveitar tudo que as castanhas têm de bom, sem exagerar nas calorias, Liliane recomenda a ingestão de 2 castanhas-do-pará, 3 castanhas de caju, 2 nozes ou 5 amêndoas (escolha apenas uma das opções).

2 - Reduza a ingestão de sal e aumente o consumo de água

Além de favorecer o inchaço de pernas, pés, barriga e outras regiões do corpo, o excesso de sal pode comprometer a saúde. "A retenção de líquidos provocada pelo consumo exagerado de sal sobrecarrega o coração, rins e vasos sanguíneos e também pode levar à hipertensão", explica a médica Liliane Oppermann. A nutróloga recomenda a ingestão de 2 litros de água. Leite, água de coco e sucos podem ajudar a alcançar esse patamar, mas o ideal é que a água pura seja a principal fonte. 

3 - Não pule o café da manhã

O café da manhã diário é necessário para nutrir o organismo. "É o momento em que o corpo está ávido por nutrientes, já que passou 7 ou 8 horas em jejum, durante o sono. O organismo precisa de energia para começar o dia, além de vitaminas e sais minerais. Se uma pessoa comer fruta no café da manhã, seus nutrientes serão mais bem aproveitados do que antes de dormir", orienta a nutróloga Liliane Oppermann. Um café da manhã saudável evita o consumo de calorias extras ao longo do dia. Sem a primeira refeição, o organismo passará a manhã sem energia e a fome também virá com mais intensidade ao longo da tarde. 

4 - Pratique exercícios físicos regularmente

Os exercícios físicos devem fazer parte da rotina, inclusive, de quem não precisa perder peso. Uma simples caminhada diária pode melhorar o humor e afastar doenças do coração. De acordo com cardiologista Rogério de Moura, coordenador do serviço de cardiologia do Hospital Balbino, "para proteger o coração, o ideal é praticar exercícios durante 45 minutos a 1 hora, 5 vezes por semana". Para quem não gosta de academia, o médico recomenda caminhar pelo quarteirão, na praia ou em parques verdes. Outra opção é buscar aulas que fujam do convencional. 

5 - Mantenha os ovos na dieta

Antes considerado inimigo do coração, o ovo entrou na lista dos alimentos importantes. Ele é rico em colina, nutriente que protege a memória e combate a fadiga. A gema ainda contém antioxidantes, como zinco, ferro, selênio e vitaminas A e E. Segundo a nutróloga Liliane Oppermann, ele pode ser consumido diariamente por quem não come carne, desde que não seja frito. Já para os carnívoros, a recomendação é ingerir até 3 ovos por semana. 

6 - Uma taça de vinho, pode. Exagerar no álcool, não.

O álcool em excesso pode sobrecarregar o fígado, além de trazer problemas de concentração, aumentar a frequência dos batimentos cardíacos e irritar a mucosa do estômago, podendo causando gastrite e úlcera. Por outro lado, o vinho pode fazer bem para a saúde. Além de evitar infartos e derrames cerebrais, o consumo de 250 ml de vinho tinto, todas as noites, reduz os níveis do hormônio estrogênio, que é conhecido por aumentar os riscos de desenvolvimento de câncer de mama. 

7 - Evite o refrigerante, inclusive nas versões diet ou light

Os refrigerantes diet e light podem ter poucas calorias, mas são ricos em outras substâncias que também podem fazer mal ao organismo, como sódio, corantes e conservantes. "Os adoçantes empregados na composição dos produtos light e diet - geralmente ciclamato, sacarina e aspartame - também não são os mais saudáveis", orienta a médica Liliane Oppermann. 

8 - Coma um jantar leve, mas coma

A prática de não comer nada no fim do dia não é saudável. Como o corpo ficará horas sem receber nenhum nutriente, durante o sono, dormir de barriga vazia pode gerar uma fome desproporcional no café da manhã. Para um jantar leve e nutritivo, Liliane Oppermann dá a dica: "Para pessoas que costumam fazer 6 refeições diárias, que incluem lanche da manhã, da tarde e ceia, além de almoço e jantar, recomendo um grelhado com salada crua, meio prato de legumes e uma porção de arroz integral". 

9 - Faça boas escolhas no supermercado

A nutróloga Liliane Opperman lista as melhores escolhas para um cardápio saudável: "A aveia contém vitaminas do complexo B e fibras, que evitam picos de insulina; o azeite extravirgem é rico em vitaminas D e E, além de gorduras boas para o coração; o iogurte contém cálcio para ossos fortes e probióticos, que atuam na regularização da função intestinal; o salmão é rico em proteínas e ômega-3, que protege o coração; o chá verde é rico em polifenois, que estimulam o metabolismo, previnem cáries nos dentes e obesidade e vegetais crucíferos, como brócolis, nabo e couve-flor que, além de fibras, contém I3 carbinol, um fotoquímico que mantém células cancerosas à distância". 

10 - Não conte as calorias gastas na esteira

A maioria das esteiras e bicicletas ergométricas possui contador de calorias, mas nem nas mais modernas essa contagem é confiável. "Aquela informação nunca será precisa. É preciso relacionar muitos fatores para chegar a esse resultado, que não pode ser pasteurizado para todos os alunos. Movimentar os braços durante a caminhada na esteira, por exemplo, aumento o gasto calórico em 10%, mas não é possível contabilizar esse gasto através do aparelho. Para alcançar seus objetivos, o melhor é conversar com o profissional", explica o treinador físico Ricardo Wesley. 


Suco de Manga

A Manga é um fruto tropical que você deve incluir na sua dieta alimentar porque proporciona vários benefícios à saúde. A fruta, cultivada em climas tropicais ao redor do mundo, tem sido parte da dieta há mais de 4.000 anos. O Suco de Manga contém vitaminas, minerais é outros nutrientes essenciais para uma boa saúde, tais como ácido málico, ácido tartárico e pequenas quantidade de ácido cítrico. Esses ácidos são bons para o aparelho digestivo e evitando-a indigestão e acidez.

Além de seu sabor de dar água na boca, O Suco de Manga possuir vários outros benefícios para saúde e para a beleza. Então, vamos dar uma olhadinha nos benefícios do Suco de Manga para saúde.

Suco de Manga Ajuda na Prevenção do Câncer: O Suco de Manga é rico em diversos compostos antioxidantes, estes compostos são considerados eficazes na redução dos riscos do câncer de mama, do cólon, da próstata e leucemia. Além disso, A fibra ‘pectina’, presente na Manga, também desempenha um papel importante nesta função.

Suco de Manga ajuda na Prevenção do Asma: Os riscos no desenvolvimento de asma são mais baixos em pessoas que consomem uma grande quantidade de certos nutrientes. Um desses nutrientes é o beta-caroteno, encontrado na Manga, Mamão, Damasco, Brócolis, Melão, Abóbora e Cenoura.

Suco de Manga ajudar na Digestão: O Suco de Manga é uma excelente fonte em fibras e água, estes compostos ajudam a prevenir a constipação e promovem a regularidade no sistema digestivo. tornando-o saudável.

Suco de Manga Fortalece o Sistema Imunológico: A Vitamina C é famosa por fortalecer o sistema imunológico, atuando na prevenção de doenças; além disso, esta vitamina possui ação antioxidante, aumenta a resistência dos ossos, dentes e tendões; e é um importante suplemento para os portadores de câncer.


Suco de Manga é benéfico Para diabéticos: A diabetes pode causar hipertensão, resistência à insulina e níveis elevados de colesterol no organismo. O Suco de Manga ajuda a manter a pressão sanguínea em níveis normais e também reduz os níveis de LDL no corpo. Além disso, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, mantendo os níveis de insulina no intervalo normal.

Benefícios do Suco de Manga Para olhos: O Suco de Manga é uma boa fonte de vitamina A. portanto, consumindo-o é uma excelente maneira de fornecer a quantidade suficiente de vitamina para o corpo. Isto ajuda na prevenção de vários problemas dos olhos tais como a cegueira noturna, olhos secos e assim por diante.

Benefícios do Suco de Manga Para Pele: O Suco de Manga é excelente para a pele também, por ser excelente fonte em nutrientes essenciais. Além disso, Você pode aplicar polpa de manga em sua pele e tratar vários problemas de pele como acne, espinhas e outros problemas de pele. Tudo que você tem a fazer é aplicar a polpa em sua pele e esperar por cerca de dez minutos. Em seguida, lave a pele com água morna. Fazendo isso regularmente lhe dará resultados positivos dentro de alguns dias. Isso também melhora a aparência da sua pele.


Benefícios do Gergelim Para Saúde

Benefícios do Gergelim na Perda de Peso: Os benefícios do Gergelim no emagrecimento são extremamente eficazes, pois eles ajudam a diminuir o apetite e aumentar a saciedade por suavizar a absorção de carboidratos. Além disso, o gergelim vai também facilitar a digestão trazendo uma sensação de conforto no organismo.

Benefícios do Gergelim Para diabéticos: O magnésio presente Gergelim também tem propriedades que reduzem a chance de desenvolver diabetes e ajudar a administrar os sintomas da doença. Uma pesquisa publicada em 2011 no Jornal de Nutrição Clinica mostrou que o óleo de gergelim aumenta o efeito do remédio glibenclamida em pacientes que sofrem com a Diabetes tipo 2.

Gergelim Prevenir o Envelhecimento Precoce: Os mesmo antioxidantes que previnem o câncer também desaceleram o envelhecimento da pele. Evitam os efeitos nocivos dos raios ultravioletas, que inclui rugas e pigmentação da pele. Além disso, o Zinco ajuda a produzir colágeno, dando mais elasticidade para a pele e ajudando a reparar os tecidos do corpo em geral. As sementes ainda são ricas em vitamina B, que mantém cabelo, pele e olhos saudáveis e bonitos.

Benefícios do Gergelim Para Ossos Saudáveis: O Gergelim é boa fonte de zinco, cálcio e fósforo. Uma porção de Gergelim tem mais cálcio que um copo inteiro de leite! Esses minerais são fundamentais para o corpo regenerar o tecido dos ossos e evitar osteoporose. Um estudo no Jornal Americano de Nutrição Clínica provou que consumir menos zinco que o necessário pode causar osteoporose no quadril e na espinha. Além disso, Apesar de osteoporose ser mais comum em mulheres pós menopausa, esta também é uma doença comum nos homens. Estudos mostram que um em cada oito homens acima de 50 anos terão uma fraturas por osteoporose.

Gergelim Melhora Respiração e Evita Asma: Além de todos os benefícios do gergelim, o magnésio presente no gergelim também previne asma e outros problemas da respiração – tornando todo sistema respiratório mais saudável.

Gergelim é rico em Boas Gorduras: Uma colher de sopa ( aproximadamente 10g) de sementes de Gergelim contém cerca de 5 g de gorduras. dessa, 84 % são as chamadas boas ( monoinsaturadas e poli-insaturadas), muito importante para a saúde do coração.

Benefícios do Gergelim Para Artrite: O Gergelim é rico em cobre, que tem propriedades anti-inflamatórias, aliviando a dor nas juntas, ossos, músculos e diminuindo a dor causada pela artrite. O cobre ainda é conhecido por fortalecer os vasos sanguíneos e melhorar a circulação.


Quatro motivos para investir na água com limão

Você já deve ter ouvido falar que a água com limão é uma aliada do emagrecimento e do corpo saudável, e, de acordo com alguns estudos, ela pode mesmo trazer grandes benefícios quando utilizada da maneira correta. Descubra quatro utilidades dela que são comprovadas pela ciência e inclua já na sua rotina.

Especialistas da University of Florida descobriram que o limão ajuda a reduzir o apetite e evitar os picos de glicemia, que levam ao armazenamento de gordura abdominal. Isso acontece porque a fruta é rica em pectina e polifenóis, que aceleram o metabolismo, aumentam o colesterol bom e reduzem o ruim.

Poder detox

De acordo com um estudo publicado pelo European Journal of Clinical Nutrition, ingerir meio limão com um copo de água morna ou em temperatura ambiente em jejum ajuda a eliminar o excesso de toxinas no fígado. Esse hábito pode fazer com que o organismo funcione melhor e fique mais forte para driblar possíveis doenças.

Se recuperar depois do treino

Quer se recuperar após aquele treino mais puxado? Pode deixar os energéticos de lado e apostar em uma deliciosa limonada. Segundo pesquisadores da CBC, as bebidas pós-treino são desnecessárias para a quantidade de exercícios feita pela maioria da população, e a alternativa natural com a fruta já e suficiente para a hidratação e a força que você precisa depois de malhar.

Pele mais bonita

O corpo perde hidratação durante o sono, e é essencial repor o líquido assim que acordar. Um artigo publicado pela Sciencedaily diz que enriquecer esse seu primeiro copo com limão fornece antioxidantes capazes de combater os radicais livres e proteger suas fibras de colágeno, que mantém a pele firme.


Ervas frescas podem substituir o sal no preparo de alimentos

O consumo excessivo de sal pode ser muito prejudicial para a saúde, aumentando os riscos de hipertensão, pedras nos rins, AVC e até infartos. No entanto, nem sempre é fácil reduzir o seu uso na hora de preparar os alimentos, já que ele também é responsável por dar mais sabor à comida. A saída? Apostar no uso de temperos, que garantem um gostinho especial sem a necessidade de exagerar na dose.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o sal de cozinha é responsável por 71,5% da ingestão de sódio dos brasileiros, além de estar presente em itens industrializados, como biscoitos e até refrigerantes. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de duas gramas de sódio por dia, o equivalente a uma colher de chá de sal, e estima-se que a gente consuma mais que o dobro disso. Para diminuir, ervas frescas entram como a melhor opção para temperar as refeições. Elas possuem grandes quantidades dos componentes bioativos, que atuam como antioxidantes e anti-inflamatórios no organismo”, explica a nutricionista Regina Moraes Teixeira. Abaixo, ela lista as mais indicadas para cada prato e dá duas receitas simples, mas gostosas.

Combinações de sucesso

Arroz: salsa, açafrão e cúrcuma.

Aves: salsa e alecrim.

Carnes vermelhas: sálvia, louro, alecrim, tomilho e salsa.

Feijão ou lentilha: louro, manjericão, salsa e zimbro.

Massas em geral: manjericão, manjerona e alecrim.

Ovos: salsinha e manjericão.

Peixes: coentro, sálvia, alecrim, tomilho e açafrão.

Saladas: hortelã, salsa e erva-doce.

Sopas: louro, erva-doce, manjerona, pimenta, salsa e alecrim.

Mistura de ervas para peixes e legumes

Ingredientes:

1 colher de sopa de manjericão seco;
1 colher de sopa de salsinha seca picada;
2 folhas de louro seco picadas;
1 colher de chá de alecrim seco;
Casca de limão ralada.

Modo de preparo: misturar bem todos os ingredientes e conservar tampado em geladeira.

Mistura de ervas para assados (Carne de boi, porco e aves)

Ingredientes:

1 colher de sopa de coentro em grão ou em pó;
4 colheres de sopa de louro em pó;
3 colheres de sopa de manjericão seco;
2 colheres de sopa de cravo;
1 colher de sopa de mostarda em grão;
2 colheres de sopa de pimenta do reino branca em grão.

Modo de preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador e guardar tampado na geladeira.


Bebida saudável: água saborizada pode ser antioxidante

Troque o refrigerante e bebidas industrializadas por essa opção saudável e refrescante; veja receitas. Uma bela jarra de água saborizada com diversas frutas é de encher os olhos. E o melhor é saber que além disso, o líquido é uma opção saudável para os dias quentes ou para quem procura uma alternativa ai refrigerante e outras bebidas industrializadas.

A água saborizada pode incluir frutas, legumes e verduras e ser preparada com água mineral (ou filtrada) ou água de coco. A bebida estimula o consumo diário de água, hidrata o organismo e favorece a eliminação de toxinas.

Dependendo da mistura de ingredientes, a bebida pode até ajudar na dieta. A versão termogênica, por exemplo, acelera o metabolismo, o que contribiu para a queima de calorias e a perda de peso.

É comum nutriocionistas indicaram o consumo de três litros de água por dia. Um litro pode ser de água saborizada. O ideal é consumir no mesmo dia do preparo, se não, conservar na geladeira, pois em temperatura ambiente o açúcar das frutas facilita a fermentação e altera o sabor.

Se quiser usar água de coco, a bebida ficará mais saborosa, mas também mais calórica. Nesse caso, é indicado consumir 400 ml por dia.

Basta colocar os ingredientes em um jarra e beber o líquido, descartando os alimentos usados no preparo.

Água com pêssego, mirtilo, limão e hortelã - alcalinizante e antioxidante, ajuda no equilíbrio do pH do organismo e previne o envelhecimento precoce

1 xícara (chá) de mirtilo
2 pêssegos sem casca, cortados em cubos
1 limão taiti com a casca, cortado em rodelas finas
10 folhas de hortelã frescas
1 litro de água filtrada

Água com laranja, gengibre e canela - termogênica, aliada a uma alimentação saudável pode ajudar na perda de peso

10 folhas de hortelã frescas
3 canelas em pau
3 rodelas finas de gengibre fresco
4 laranjas com casca cortadas em rodelas finas
1 litro de água filtrada

Água com abacaxi e hortelã - refrescante e digestiva

½ abacaxi pérola picado
10 folhas de hortelã
1 litro de água filtrada

Água de coco com morango, kiwi, melancia e hortelã - isotônico natural, antioxidante e refrescante

6 morangos
1 kiwi cortado em rodelas
10 cubos pequenos de melancia
5 folhas de hortelã
1 litro de água de coco
Gelo a gosto


Benefícios da Melancia

A Melancia  é uma fruta na qual você tem por Obrigação fazer o consumo dela no Verão.  A Melancia é excelente fontes de  nutrientes tais como, vitaminas e minerais. Ele também é incrivelmente hidratante (até 92% de água!) E é naturalmente baixo teor de gordura. Faça da Melancia parte de sua dieta diária e você vai colher os benefícios surpreendentes que vão desde a melhoria da saúde cardiovascular, saúde dos olhos e Aumentando o seu Sistema imunológico. Leia mais sobre os 8 benefícios da melancia para a saúde!

A citrulina da melancia foi mostrado que reduzir a acumulação de gordura na nossa células. A citrulina é um aminoácido que se converte em arginina com a ajuda dos rins. Quando os nossos corpos absorvem citrulina que pode dar o passo de conversão em arginina se assim for necessário. Citrulina, quando consumido, tem a capacidade de (através de uma série de passos) bloquear a atividade de TNAP (tecido não-específica da fosfatase alcalina), o que faz com que as células de gordura nossos criar menos gordura e, portanto, ajuda a impedir o excesso de acumulação de gordura corporal.

A melancia é rica em compostos fenólicos, como os flavonóides, carotenóides, e triterpenóides. O licopeno carotenoide da melancia é particularmente benéfico na redução da inflamação e neutralizar os radicais livres. O tripterpenoid cucurbitacina E também está presente na melancia, que fornece suporte anti-inflamatória pela atividade das enzimas ciclo-oxigênase, que normalmente levam ao aumento apoio inflamatória bloqueio. Certifique-se de escolher melancias maduras, porque elas contêm maiores quantidades destes compostos fenólicos benéficos.A melancia é um diurético natural que ajuda a aumentar o fluxo de urina, mas não sobrecarregar os rins (ao contrário do álcool e cafeína). Melancia ajuda a amônia processo fígado (resíduos da digestão de proteínas), o que facilita a pressão sobre os rins enquanto se livrar do excesso de fluidos.

A Melancia é Rica em potássio, e ainda é uma grande eletrólito natural e, assim, ajuda a regular a ação dos nervos e músculos do nosso corpo. Potássio determina o grau e a frequência com que os nossos músculos contrato, e controla a excitação de nervos em nosso corpo.


Comer uva passa faz bem

Uva Passa à primeira vista,podem ser desagradável para você por causa de sua aparência escura, enrugado seco. No entanto, o seu aspecto de lado, uva passa são realmente consideradas uma alternativa saudável da natureza para doces. Inicialmente, passas – como ameixas – mostrou-se ser muito eficaz no tratamento de queixas gastrointestinais, especificamente constipação. Mais pesquisa revelou que certas substâncias na uva passa tem efeitos benéficos em praticamente todos os sistemas do corpo. Na verdade, passas têm vindo a ser conhecido como um lanche saudável. Então, da próxima vez que você for querer comer doces ou chocolates, tente comer passas e levar em consideração os seguintes benefícios para a saúde que eles podem oferecer.

Fonte de energia: Se você é um atleta ou um fisiculturista que precisa de uma boa fonte de energia, As uvas passas são bons para você, porque eles são carregados com açúcares, especificamente frutose e glicose. Comer uvas passas também promove a absorção eficiente de vitaminas, proteínas e outros nutrientes em seu corpo. Portanto, elas também ajudam na construção de seu sistema imunológico.

Benefício na Digestão: Após a ingestão, Elas absorvem a água, promovendo assim um efeito laxante e, assim, aliviar a constipação. A ingestão regular de uva passa ajuda a manter o movimento intestinal regular, com as fibras varrendo as toxinas e resíduos do trato gastrointestinal.

Melhora a saúde bucal: Ao contrário de doces, uva passa contêm ácido oleanólico, que fornece proteção contra a cárie e cárie dentária, e impede o crescimento de bactérias nocivas que podem causar gengivite e outras doenças periodontais.

Melhora a saúde óssea: Uva Passas são uma excelente fonte de Cálcio, que é necessário para fortalecer ossos e dentes. Um micronutriente que é abundante em passas – boro – auxilia na absorção de cálcio e formação óssea. Se você é uma mulher que está na pós-menopausa, Uvas passas são um bom lanche para você, porque o cálcio e boro presente neles ajudar a prevenir o desenvolvimento da osteoporose.

Prevenção do Câncer: O antioxidante de polifenóis na uva passa, conhecido como catequina, oferece proteção contra os radicais livres, o que provoca o desenvolvimento de tumores, especialmente o câncer de cólon.

 


Benefícios da Maçã para a Saúde

A maçã é uma fruta bem nutritiva e há muitos Benefícios para saúde, maçã são uma excelente fonte de vitamina A, tiamina, riboflavina, niacina, vitamina C, cálcio, ferro, potássio, fósforo, sódio, magnésio e enxofre. A maçã também é uma excelente fonte de pectina. A pectina é uma fibra solúvel que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, a reduzir o colesterol e a combater a prisão de ventre

Proteção para os Ossos: Pesquisadores franceses descobriram que um flavanoide chamado florizina que só é encontrado nas maçãs pode proteger as mulheres na pós-menopausa de osteoporose e também pode aumentar a densidade óssea. Boro, outro ingrediente das maçãs que também fortalece os ossos.

Ajuda para o Asma: Um estudo recente mostra que crianças com asma que beberam suco de maçã diariamente sofria de menos chiado do que crianças que bebem suco de maçã apenas uma vez por mês. Outro estudo mostrou que crianças nascidas de mulheres que comem muitas maçãs durante a gravidez têm taxas mais baixas de asma do que as crianças cujas mães comeram algumas maçãs.

Abaixar o colesterol: A pectina das maçãs diminui o LDL (“mau” colesterol). Pessoas que comem duas maçãs por dia pode reduzir o colesterol em até 16 por cento.

Prevenção do Câncer de Pulmão: De acordo com um estudo de 10.000 pessoas, aqueles que comiam mais maçãs tiveram um risco de 50% menor de desenvolver câncer de pulmão. Os pesquisadores acreditam que isso é devido aos níveis elevados da flavonóides quercetina e naringina das maçãs.

Prevenção do cancro de mama: Um estudo da Universidade de Cornell descobriram que os ratos que comeram uma maçã por dia reduziram o risco de câncer de mama em 17%. Ratos alimentados com três maçãs por dia reduziram o risco em 39% e os alimentados com seis maçãs por dia reduziram o risco em 44%.

Prevenção do Câncer de Cólon: Um estudo descobriu que ratos alimentados com extrato de maçãs, tinham um risco 43% menor de câncer de cólon. Outra pesquisa mostra que a pectina da maçã, reduz o risco de câncer de cólon e ajuda a manter um sistema digestivo saudável.

Prevenção do cancro no fígado: Pesquisadores descobriram que ratos alimentados com extrato de maçã, tinham um risco 57% menor de câncer de fígado.

Benefícios para Diabetes: A pectina nas maçãs fornece ácido galacturônico ao corpo o que reduz a necessidade do corpo com insulina e pode ajudar no tratamento de diabetes.


Os Benefícios do Queijo

Alguns dos Benefícios do Queijo incluem alívio da hipertensão e a osteoporose. Ele também ajuda na manutenção da saúde óssea, ganhar peso. O Queijo contem muitos nutrientes, incluindo as vitaminas, tais como vitamina C, B-6, B-12, A, D, E e vitamina K. Outras vitaminas, tais como a tiamina, riboflavina, niacina, também são encontrados em diferentes tipos de queijo. Ingestão de queijo também proporciona determinados minerais essenciais tais como cálcio, sódio, zinco, fósforo, potássio e ferro para o organismo humano.

Assistência Odontológica: O queijo tem um teor muito elevado de cálcio, é a primeira e mais importante coisa que você precisa para dentes fortes. Além disso, é muito baixo o teor de lactose. Quanto mais velho o queijo, menor o teor de lactose. Isto também é benéfico para os dentes, como qualquer forma de açúcar (glucose, maltose ou lactose) em alimentos podem prejudicar os dentes.

Saúde óssea: Além de ter um teor muito elevado de cálcio, o queijo também é rico em vitamina B, que é muito bom para as crianças, as mulheres (especialmente quando grávidas ou lactantes) e pessoas idosas, para a formação e fortalecimento dos ossos e cartilagens. A vitamina B encontrada no queijo ajuda na absorção e distribuição de cálcio adequada.

Osteoporose: A osteoporose é principalmente uma doença de deficiência, que é causada por uma deficiência de cálcio (não-absorção), resultando numa diminuição da densidade mineral óssea. Isto é bastante freqüente em mulheres que se submeteram a menopausa, idosos e crianças que sofrem de desnutrição.. Esta pode ser tratada com a proteína. O cálcio sozinho não vai ajudar muito, porque o problema é com a sua absorção e sua utilização para a formação óssea. Estes três componentes são encontrados em abundância no queijo. Portanto, o queijo pode ser uma parte ideal da dieta de quem sofre de osteoporose.

Hipertensão: O sódio e colesterol são os dois elementos considerados principalmente prejudicial para a hipertensão e os hipertensos são aconselhados a evitar. Desta forma, o queijo deve ser visto de forma crítica. O teor de gordura do queijo depende muito da qualidade do leite, se é cheia de gordura ou cheio de creme, baixo teor de gordura ou sem gordura. Em geral, os queijos ricos em gordura são mais populares, uma vez que eles tendem a gosto melhor. Mas, tendo em vista a demanda do público e preocupações com a saúde, queijos com baixo teor de gordura também estão sendo introduzidos no mercado. Isso significa que você precisa ser exigente ao escolher queijo para a sua casa e dieta.

Ganho de Peso: O queijo é um alimento excelente para ganhar peso. O queijo é cheio de proteínas, gorduras, cálcio, vitaminas e minerais. Você precisa de proteínas para a formação eo crescimento do músculo, gorduras para processos baseados em gordura no corpo, e cálcio para os ossos e para a melhoria da função metabólica. Você só precisa comer um monte deles, fazer o seu exercício e dormir uma quantidade adequada.


Benefícios do Bife de Fígado

O fígado, geralmente é consumido em nosso país como bife frito, e infelizmente não está entre os pratos mais pedidos pelos brasileiros.

Porém, quando o fígado é feito de forma correta, ele é tão saboroso quanto qualquer outro tipo de carne. Além do mais, ele está entre as carnes que mais possuem nutrientes para o nosso organismo. Para se ter noção, entre os 11 tipos de vitaminas existentes, o fígado possui 9. Além disso, ele ajuda no  processo de recuperação de cirurgias e acidentes, cicatrização, produção de glóbulos vermelhos, melhora na circulação sanguínea e aumenta a produção de anticorpos.

O fígado também é indicado para as mulheres, principalmente na gravidez, já que ele possui folato, que é importante na composição do material genético e no processo de divisão celular. Para se ter noção a falta dessa substância durante a gravidez pode trazer problemas sérios de má formação para o feto e em outros casos até um aborto.

Contudo, os benefícios do fígado ainda não param por aí, ele ainda possui: riboflavina, selênio, cobre e zinco, e mesmo com um grau de colesterol e gorduras saturadas considerado alto, o fígado oferece em apenas 100 gramas 50% das proteínas e vitaminas que o corpo humano precisa consumir diariamente.

O fígado ainda oferece a vitamina A que ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico, além do zinco e da vitamina C, que são anti-oxidantes que destroem os radicais livres,  responsáveis pelo câncer às células, principalmente o câncer de  cólon. E, ajuda no tratamento de doenças do tipo inflamatórias como a asma e a artrite.

Para consumi-lo a melhor forma é ferventado, pois assim ele não perde suas propriedades. Uma ótima dica é acrescentá-lo em uma sopa com legumes, ou mesmo a um molho de macarrão. Para quem gosta de bife você pode fazê-lo com cebolas e manjericão ou mesmo recheado com cenoura e bacon. Para as crianças, faça um fígado picadinho com batatas fritas ou cozidas.  Use o fígado como acompanhamento, para isso, faça um molho com berinjela pimentão e batatinhas pequenas.


Suco de beringela para o colesterol

O Suco de Berinjela é um excelente remédio caseiro para o colesterol alto, que serve para baixar seus valores de forma natural.

A berinjela contém um alto teor de substâncias antioxidantes, especialmente na casca. Por isso, ela não deve ser retirada no preparo do suco. Pode-se, ainda, consumir a berinjela de outras formas, seja cozida ou assada, para um maior efeito protetor sobre o fígado e, consequentemente, baixar o colesterol. Outra forma de usar a berinjela é em cápsulas.

Além de tomar este suco é preciso adequar a alimentação para baixar o colesterol e manter seus níveis sob controle, mas além disso é importante fazer uma reeducação alimentar para evitar que a taxa de colesterol no sangue volte a subir.

Ingredientes

  • 1/2 bringela fatiada com casca
  • Suco natural de 3 laranjas

Modo de preparo

Bata no liquidificador o suco de laranja com a berinjela. Se desejar, adoce com mel e beba a seguir.

O suco de berinjela com laranja deve ser tomado diariamente em jejum por quem sofre com colesterol alto, pois esta é uma deliciosa forma de combater o excesso de gordura no sangue. Mas, este remédio caseiro não isenta a necessidade de praticar exercícios físicos e de alimentar-se corretamente.

De forma geral, os sintomas do colesterol alto não se manifestam, mas pode-se suspeitar quando o indivíduo estiver acima do peso ideal, sendo sedentário e com uma alimentação errada, abusando de doces, frituras, gorduras e bebidas alcoólicas.


Os Benefícios da Cenoura

Prevenção do Câncer: Os altos níveis de antioxidantes na cenouras ajuda a diminuir o risco de câncer. Estudos descobriram que a cenoura pode ajudar a prevenir três dos tipos mais comuns de câncer: mama, pulmão e câncer de cólon. Eles são uma das poucas fontes alimentares de falcarinol, um pesticida natural e álcool graxo que a pesquisa constatou que podem prevenir o câncer.

Melhor digestão: As cenouras são uma grande fonte de fibras, o que é importante para manter o sistema digestivo funcionando corretamente. Ela também ajuda a voce a sentir-se cheio assim você acaba comendo menos.

Olhos saudáveis: As cenouras são uma grande fonte de beta-caroteno, que é convertido em vitamina A no organismo e é essencial para a saúde ocular. Além disso, melhora a visão noturna e previne doenças oculares relacionadas à idade, como catarata e degeneração macular.

Anti-envelhecimento: A vitamina A nas cenouras ajuda a pele, ajudando a livrar-se de células danificadas e regenerando novas. A vitamina A também mantém a pele protegida dos raios Utra Violetas prejudiciais, retarda o envelhecimento, previne a acne, ajuda a pele seca, e melhora a aparência.

Saúde do Coração: Um estudo descobriu que o risco de doença cardíaca foi reduzido em 32% em pessoas que comiam pequena porção de cenouras por dia. Outro estudo que acompanhou idosos descobriu que aqueles que comeram uma xícara de cenoura ou abóbora por dia reduziu seu risco de doença cardíaca por um gritante 60%. Alguns estudos também mostram uma ligação entre o consumo de beta-caroteno e redução do risco de problemas cardíacos.

Níveis de colesterol: A fibra da cenoura ajuda a reduzir níveis de colesterol. O magnésio em cenouras também ajuda a regular o colesterol.

Perda de peso: As cenouras são ricos para nutrição e baixa em calorias, o que significa que você vai se sentir de estômago cheio, sem comer muitas calorias. Além disso, as cenouras ajudar a melhorar o funcionamento do metabolismo porque contém ácido nicotina para quebrar os lípidos e as gorduras que estão presentes no interior do corpo.


Os Benefícios do Pepino

O pepino e um dos quarto vegetal mais cultivado no mundo, Eles encontram em quase todas as saladas e são um deleite refrescante em um dia verões quentes. Leia mais para descobrir como o pepino pode guiá-lo no caminho para a saúde e um bem-estar melhor.

1. Benefícios do Pepino No Alívio da dores nas articulações (como artrite)
Pepinos são ricos em sílica. A sílica tem um papel importante no crescimento dos ossos e a calcificação, e na formação de colagénio e do tecido conjuntivo. Esta é a principal razão que ajuda as pessoas com artrite e gota (doenças que afetam a cartilagem nas nossas articulações), pois a sílica promove a produção de colágeno. Também tem sido demonstrado que os extratos de pepino inibem a ciclo-oxigenase 2 (COX-2) atividade ( é uma enzima pró-inflamatória), e, assim, reduzir a inflamação no corpo.

2. Benefícios do Pepino ao Reduzir o colesterol
Os Pepinos contém esteróis vegetais que podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL (o colesterol “ruim”). Fibra ajuda a diminuir o colesterol LDL, Ainda tem os benefício para a pele. Os pipinos são uma ótima fonte de fibras (1,5 g de fibras por um pepino). No intestino, fibras reduz a absorção do colesterol. Fibra também se liga a bile que é feito de colesterol e, assim, ajuda o organismo a excretar o colesterol extra na evacuações.

3. Benefícios do Pepino na Perda de Peso
Os Pepinos são baixos em calorias e alto teor de água. Eles também contêm uma grande quantidade de fibras que ajuda a manter-nos mais completo e ajuda a eliminar as toxinas do sistema digestivo que pode estar impedindo os nossos objetivos de emagrecimento. Certifique-se de manter a casca do pepino é neste ponto que a maior parte da fibra reside.

4. Benefícios do Pepino ao Promove a digestão
Novamente, sendo ricos em fibras, o pepino é extremamente eficaz em ajudar nosso aparelho digestivo e pode ser usado como um remédio para a obstipação crónica. Quanto mais fibroso sua dieta, e menos provável que você a desenvolver doenças do trato intestinal, como IBS e câncer de cólon.

5. Benefícios do Pepino ao Previne dores de cabeça
Pepinos contêm vitaminas e eletrólitos (como o potássio) B, que ajudam a nutrir os nervos do nosso corpo, e diminuir a probabilidade de desenvolver dores de cabeça.

6. Benefícios do Pepino no combate ao Câncer
cucurbitacinas em pepinos estão atualmente a serem estudada por empresas farmacêuticas na esperança de desenvolvimento de novas drogas anti-câncer. Pepinos contêm também lignanas (lariciresinol, pinoresinol e secoisolariciresinol) que foram mostrados para ser ligado com riscos reduzidos de câncer de ovário, câncer de mama, câncer uterino e câncer de próstata (5, 6, 7). Como lignanas o pepino trabalhar no corpo como?
– Ele tem principalmente a ver com o seu papel no trato digestivo e as bactérias que as linhas de TI. Bactérias tomar as lignanas vegetais que consumimos (como os de um pepino) e convertê-los em enterolignans. Enterolignans pode ter um ou ambos pró-estogenic e efeitos anti-estrogênicos, ligando para os receptores de estrogênio. Cânceres relacionados ao estrogênio, tais como os listados acima são reduzidas quando consumimos alimentos vegetais ricos em lignanas.

7. Benefícios do Pepino ao Hidrata e Remineralizes o corpo
Nós todos sabemos que o pepino é incrivelmente rica em água (até 95%!), e, portanto, ajuda a refrescar e hidratar todas as células do nosso corpo. Pepinos também tem a maioria das vitaminas que precisamos em um dia.

8. Benefícios do Pepino com o Alto teor de sílica para cabelo sedoso
os Pepinos são ricos em composto chamado sílica. É um mineral não encontrada em muitos alimentos, mas é elevada na pele dos pepinos(casca). Silica, como explicado acima, ajuda a manter os tecidos conjuntivos em seu corpo, como o colágeno e a elastina. Sílica também é ótimo para a pele, ajudando a dar-lhe elasticidade e mantém o cabelo brilhante e unhas fortes. Alguns shampoos naturais.

9. Benefícios do Pepino Para diabetes
o suco do pepino contém um hormônio que é utilizado pelas células do pâncreas para produzir insulina. Portanto, o pepino também pode ser benéfico para pacientes com diabetes.

10. Benefícios do Pepino para Controla a pressão arterial
um diurético natural, ajuda a reduzir a pressão arterial em nossas artérias. Os alimentos que são ricos em potássio, magnésio e fibra pode ajudar a reduzir a pressão arterial, e estes minerais são mais facilmente encontrados no pepino. Ainda contêm também vitaminas A e K, ácido cafeicultura, folato, vitamina C (antioxidante poderoso que pode ajudar a baixar a pressão arterial) e sílica. Todos estes compostos foram encontrados para reduzir e regular a pressão sanguínea significativamente e, assim, torna pepinos grande para o tratamento tanto de baixa e alta pressão.


Suco Roxo

A beterraba é rica em açúcares. É uma das hortaliças mais ricas em ferro e, com o auxílio da vitamina C presente na laranja, tem sua absorção é potencializada. O ferro é essencial para a formação das nossas hemácias, que transportam oxigênio no sangue em nosso corpo.

Ingredientes

– 1 laranja;
– 1 beterraba;
– 1 maçã sem casca;
– meio copo de água.

Modo de Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador sem coar.


Os benefícios da Rúcula

A rúcula é um dos vegetais com as características mais particulares que existem. Os benefícios desta planta são muitos e de grande importância para a nossa saúde.Tem propriedades que ajudam no tratamento da gengivite, atua nas funções orgânicas do nosso corpo, trata problemas respiratórios como bronquite, tosse, além de depurar o sangue. A rúcula normalmente é consumida em saladas, crua, com ou sem temperos. Mas o grande segredo deste consumo está em não cortar as folhas. Ao fazer isto, a planta perde algumas propriedades e parte de seu sabor. Mesmo que em pequenos níveis, a rúcula apresenta muitos nutrientes. Tem baixo teor de gordura e é uma ótima fonte de proteína

Como dito antes, esta planta é fonte de vitamina C, que ajuda na prevenção da anemia.
Apresenta substâncias que facilitando o processo digestivo e previne inflamações intestinais, como a colite.

Fonte importante de ômega 3, ajuda no controle do bom colesterol e no tratamento do mau colesterol.

Tem a incrível capacidade de limpar as artérias, diminuindo os níveis de triglicerídeos.

Apresenta fitoquímicos, que funcionam como antioxidantes essenciais ao corpo. Com isso, atuam a livrar o corpo de algumas toxinas e substâncias de origens cancerígenas.

Engana-se quem pensa que comer rúcula é importante somente no almoço e jantar.Recomenda-se comer a folha e o talo logo pela manhã pois atua no tratamento de problemas da gengiva

Rúcula é saudável também para o pulmão. Basta fazer um chá para se prevenir de infecções pulmonares.

Para isso, faça um chá com duas colheres de sopa da folha e água fervendo. Abafe e deixe por vinte minutos.

Guarde na geladeira e amorne quando for beber. Esta receita também tem outros benefícios. É ótima para pele em tratamentos de manchas escuras na pele. Basta acrescentar ao chá suco de meio limão. Aplique sobre a área afetada somente à noite, como uma compressa.


Benefícios da Água de Coco

A Água de coco é o líquido encontrado no interior do coco, Esta água pode oferecer muitos grandes benefícios para a saúde que podem melhorar a vida de uma pessoa de várias maneiras. Alguns destes benefícios para a saúde incluem:

Hidratação: O Consumo de água de coco pode repor os fluidos em seu corpo, e fornece nutrientes essenciais que não estão disponíveis na água regular. Na verdade, a água de coco pode ser uma opção melhor em comparação com as bebidas esportivas populares, porque ajuda a restaurar os eletrólitos no corpo sem o açúcar e produtos químicos adicionados que são encontradas nas bebidas esportivas.

Acelera o Metabolismo: A água de coco é naturalmente livre de gordura e possui um baixo valor calórico e também ajuda acelera o seu metabolismo. Esses benefícios torná-lo um grande suplemento para usar durante a perda de peso e pode ajuda-ló a se livrar dos quilos extras quando ele é combinado com outros hábitos saudáveis.

Baixa Pressão Arterial: A água de coco tem uma baixa quantidade de sódio e uma grande quantidade de potássio, que é a combinação perfeita para reduzir os níveis da pressão arterial. Além do consumo da água de coco, você também deve comer outros alimentos integrais, naturais para o máximo de benefícios para saúde.

Prevenção de Doenças: A água de coco tem propriedades anti-virais e bebê-lo em uma base regular irá ajuda-lo a combater infecções e doenças. Na verdade, alguns especialistas em saúde têm mostrados que a água de coco ajuda a estimular o sistema imunológico, além de tratar qualquer condição de saúde atual, o que significa que ela pode prevenir doenças futuras.

Remover Toxinas: As toxinas que se acumulam no nosso corpo a cada dia, como resultado de processos normais do corpo e do meio ambiente em que vivemos. Ao se beber água de coco irá ajudar-lo o corpo a se livrar dessas toxinas de forma rápida e eficiente.

Alivia Queimaduras: Se você tiver sido queimado, ou por um objeto quente ou uma queimadura de sol, a água de coco pode ser aplicado diretamente sobre a queimadura, a fim de curar e suavizar a pele. Além disso, ele pode ajudar a curar queimaduras internas no esôfago que podem ser causados por refluxo ácido.

Os Níveis de Oxigênio: Altos níveis de oxigênio no corpo são importantes para o funcionamento ideal dos principais órgãos. A água de coco ajuda a transportar oxigênio e nutrição para as células, que mantém todas as áreas do corpo funcionando bem.


Benefícios do Morango Para Saúde

Os Benefícios do morango são grandioso para saúde, além de serem deliciosos. ainda são uma boa fonte de várias vitaminas (C, K, B2, B5, B6 e B9), minerais (Cobre, Iodo, Potássio, Magnésio, Silício).  Aqui estão oito razões para incluir Morangos em sua dieta.

Benefícios do Morango para a Dieta: Uma xícara de morangos contém mais de 13% da RDA de fibra dietética, mas apenas 43 calorias. A fibra dietética dos morangos ajuda a manter a digestão normal, assim como reduz a pressão sanguínea.

Benefícios do Morango com os Antioxidantes: Morangos contêm um composto químico chamado fenóis. A Antocianina é um fenol especial encontrado em morangos, que dá a cor vermelha ao fruto rico. Embora antocianina é conhecida por ter propriedades anti-oxidantes no interior do fruto, que é debatido se os agentes antioxidantes nos alimentos ricos em antocianina que pode ser absorvida pelo corpo, uma vez que digerido. Felizmente, sabe-se que quando os alimentos ricos em antocianinas são consumidos, os níveis de ácido úrico no corpo aumenta, o que serve como um agente antioxidante.

Benefícios do Morango com os Anti-inflamatórios: Os fenóis em morangos é igualmente lutar contra muitas doenças inflamatórias, tais como a osteoartrite, a asma e a aterosclerose, através da inibição da enzima ciclo-oxigenase (COX). Os Morangos, no entanto, não provocar efeitos colaterais indesejados, como barriga e sangramento intestinal.

Benefícios do Morango na Prevenção de Câncer: A combinação de agentes antioxidantes e anti-inflamatórios encontrados em morangos é bem conhecido para combater o aparecimento de muitas formas diferentes de câncer. Graças à Vitamina C, Folato e da Flavonóides quercetina e kaempferol que eles também contêm, o morango é uma deliciosa defesa contra células potencialmente cancerígenas.

Benefícios do Morango Para Olhos Saudáveis: Os Arquivos de Oftalmologia publicou recentemente um estudo em que três ou mais porções de morangos (e outras frutas) por dia pode diminuir a possibilidade de contratação relacionadas com a idade e degeneração macular por mais de um terço.

 


benefícios da Moranga

A moranga é rica em:
• BETACAROTENO: Importante para os olhos e para pele;
• VITAMINA C: Aumenta o sistema imunológico e a absorção do ferro;
• VITAMINA E: Possui propriedades antioxidantes que reduzem o risco de desenvolvimento de cânceres, doenças cardiovasculares, derrames e o envelhecimento precoce;
• VITAMINAS DO COMPLEXO B: Dão energia para manutenção das funções do corpo humano;
• FIBRAS: Melhora o funcionamento intestinal, diminui a absorção do colesterol e da glicose dos alimentos e diminui a sensação de fome;
• CÁLCIO: Fortalece os ossos;
• FÓSFORO: Auxilia o cálcio no fortalecimento dos ossos;
• FERRO: Previne anemia;
• POTÁSSIO: Evita cãimbras e controla a pressão arterial.

Suas sementes (e o óleo extraído delas) são ricas em:
• ZINCO: Importante para o sistema imunológico e para formação dos glóbulos vermelhos do sangue;
• GORDURAS INSATURADAS: Benéficas ao coração;
• FERRO.


Suco de Tomate

Que tal uma bebida que emagrece e de quebra é capaz de fornecer todos os benefícios do tomate ao seu corpo? O suco feito do fruto é uma ótima aposta para perder peso e é indicado pela nutricionista das famosas para ter saciedade, melhorar a digestão, promover desintoxicação do organismo e ainda conquistar uma pele mais jovem.

Seus antioxidantes fazem com que essa seja uma receita de suco detox que ajuda a eliminar gordura da barriga e de outras partes do corpo com mais facilidade. Também auxilia no emagrecimento por ser fonte de ácido citro e ácido málico, necessários para processos metabólicos que ajudam na digestão.

Outros benefícios estão aliados ao tomate: rejuvenescimento da pele, sistemas cardiovascular e imunológico protegidos e prevenção contra alguns tipos de câncer.

Para preparar a receita de suco de tomate, você pode usar uma bandeja de tomate Sweet Grape - aqueles menores e mais docinhos - ou quatro tomates comuns cortados pela metade e sem sementes. Se achar mais prático, também é possível optar por 200 ml de suco de tomate pronto. Junte a medida de tomate que desejar com 25 ml de suco de limão, uma latinha de água com gás e uma pitada de pimenta do reino ou duas gotinhas de molho de pimenta, temperando com um pouquinho de sal.

Esses ingredientes adicionais também são poderosos na luta contra a balança. A água com gás aumenta a sensação de saciedade, a pimenta acelera o metabolismo e o limão elimina gordura.


Benefícios do Brócolis para a Saúde

Benefícios do Brócolis em Ajuda a prevenir câncer:
Brócolos contém um poderoso antioxidante e anti-cancerígena que impede o crescimento de cancros da mama, do colo do útero e da próstata. Os pesquisadores dizem que uma porção de brócolis todos os dias pode reduzir o risco de câncer de cólon em quase 50 por cento! A galactose em fibra brócolos é particularmente esclarecido na prevenção do cancro que causam proteínas conhecidas como lectinas de unir-se ao revestimento do cólon. Os investigadores observaram que simplesmente não é própria fibra, que ajuda a impedir que os cancros do cólon, mas os compostos químicos algumas fibras vegetais contêm.

Benefícios do Brócolis nos Freios Excessos:
O brócolis é rico em fibras, o que é um fator importante para manter você satisfeito por mais tempo, e ajuda a reduzir qualquer tendência a comer em excesso nos alimentos que não são bons para você.

Benefícios do Brócolis em Aumentar Saúde Imune:
O brócolis é incrivelmente rico em flavonóides, bem como beta-caroteno, zinco e selênio que fortalecem nosso sistema de defesa imunológica. Também é rica num composto químico, 3,3 ‘-diindolylmethane (DIM), que pode efectivamente impedir o crescimento de certas células e ajudam a estimular o sistema imunitário. DIM ajuda a ativar a resposta imunitária, e o sistema imunológico em importante na defesa do corpo contra muitos tipos de infecções, bem como do cancro.

Benefícios do Brócolis Nas Lutas defeitos congênitos:
Folato contidos no brócolis é, talvez, o composto mais importante que protege o feto de defeitos congênitos (por exemplo, defeitos do tubo neural, ou coração, membros e defeitos de face). O folato ajuda a produzir e manter as novas células do corpo e é especialmente importante durante o período de crescimento rápido de células (tal como na gravidez). Brócolis também é rico em vitaminas, antioxidantes e outros nutrientes que são essenciais para o desenvolvimento harmonioso do feto.

Benefícios do Brócolis Na Ajuda com a Diabetes:
Pessoas com diabetes têm até cinco vezes mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, os quais estão ligados aos vasos sanguíneos danificados. Sulforafano nos brócolos realmente estimula a produção de enzimas que protegem os vasos sanguíneos (ver abaixo), e reduz o número de espécies de oxigénio reativas (moléculas que causam danos às células) até 73 por cento! Comer brócolis poderia, assim, reverter o dano que inflige diabetes nos vasos sanguíneos do coração.

Links Úteis:

Benefícios do Brócolis nas Lutas  Contra doença cardíaca:
Brócolis contém carotenóides luteína, B6 e ácido fólico, que ajudam a prevenir o risco de doença cardíaca, Stoke e aterosclerose. Sulforafano, um composto naturalmente encontrado no brócolis, couve-flor e outros vegetais crucíferos podem ajudar a prevenir a inflamação na certa “alto risco” áreas arteriais (como áreas com placa acumular). Sulforafano ativa uma proteína naturalmente protetora desses “alto risco” áreas chamadas Nrf2 que é normalmente inativo. Isto proporciona um mecanismo possível pelo qual comer vegetais protege contra a doença cardíaca.

Benefícios do Brócolis que Promove a saúde dos ossos:
Brócolos é muito rico em cálcio (que contém mais cálcio do que a maioria de lacticínios), bem como a vitamina K, que promove a saúde do osso e reduz o risco de desenvolver osteoporose. Os vegetais verdes, que são ricos em vitamina K têm sido associados a uma maior densidade óssea e perda de massa óssea reduzida em mulheres na pós-menopausa precoce. A vitamina K ajuda a melhorar a lojas de produtos naturais de osteocalcina, o que ajuda a dar ossos a sua capacidade para resistir à fractura.

Benefícios do Brócolis que Regula a pressão arterial:
O cálcio, potássio e magnésio, todos os componentes vitais de brócolos ajudam a regular a pressão sanguínea. Não só isso, mas compostos de sulforafano no brócolis também pode ser capaz de reduzir o risco de hipertensão arterial, doença cardiovascular e acidente vascular cerebral devido ao aumento de mecanismos de defesa antioxidante, diminuição da resposta inflamatória e melhorar a saúde cardiovascular. Defesas antioxidantes pode ser impulsionado por produtos químicos específicos, conhecidos como Fase 2 indutores de proteínas, que são ativados principalmente pelo sulforafano.

Benefícios do Brócolis que Previne Resfriados:
Os altos níveis de vitamina C em brócolis ato como um ótimo antioxidante e ajuda a prevenir resfriados. A vitamina C também é um anti-histamínico eficaz e reduz os níveis de inflamação por isso ajuda a aliviar o desconforto do frio comum. Um recente estudo também constatou que o brócolis ajuda a impulsionar o sistema imunológico de envelhecimento – o composto químico chamado sulforafano em brócolis interruptores em um conjunto de genes e enzimas antioxidantes em células específicas do sistema imunológico que, então, combater os efeitos nocivos dos radicais livres que podem danificar células e levar à doença e da doença.

Benefícios do Brócolis Que Regula os hormônios :
Brócolis foi encontrado para reduzir os níveis do hormônio feminino estrogênio, aumentando assim os níveis de testosterona. Isto é porque brócolos é um bloqueador potente estradiol (feitas por fitoquímicos especiais em brócolos, chamado índoles, especificamente indol-3-carbinol (I3C)). I3C tem sido extensivamente estudada por seus efeitos de diminuição de estradiol em mulheres na esperança de prevenir o câncer de mama. Os homens também podem conseguir o mesmo efeito, diminuindo o risco de câncer de próstata. Altos níveis de estrógenos também pode levar ao acúmulo de gordura e interfere com o crescimento muscular – através do consumo de brócolis e ajudando a reduzir os níveis insalubres de estrogênio, você pode até (ao mesmo tempo) manter o seu corpo em melhor forma.


Batata doce e seus benefícios

A batata-doce é considerada um poderoso carboidrato que possui baixo índice glicêmico, através disso, o alimento passa a ter uma absorção pelo organismo mais lenta, que acaba liberando a glicose por etapas na corrente sanguínea. Como a liberação acontece por etapas, a glicose é aplicada na corrente sem estimular a insulina que, quando estimulada, aumenta a fome e ajuda a acumular gorduras.

Os benefícios fornecidos pela batata-doce são variados e, por isso, passaram a fazer parte da dieta diária de diversas pessoas, principalmente daquelas que costumam praticar musculação e precisam de fontes de carboidrato para manter o ritmo e ajudar no ganho de massa muscular. A batata-doce é um alimento rico em fibras, que pode ser considerada uma poderosa fonte de ferro, potássio e vitaminas E, A e C.

O ideal é que as pessoas consumam a batata-doce diariamente, sendo que o modo de preparo diz que ela deve ser cozida sem retirar a sua casca. A batata-doce também pode ser consumida após ser assada, em formato de chips ou em forma de purê. Não é aconselhado ingerir a batata-doce frita, pois isso poderá aumentar a quantidade de gordura presente na batata e colaborar com o prejuízo da saúde.

Veja abaixo alguns benefícios que a batata-doce pode atribuir à sua saúde e bem-estar:

1. Baixo índice glicêmico: Como já dito a batata-doce possui um baixo índice glicêmico e, com isso, auxilia a queimar gordura do corpo e estimula o ganho de massa muscular.

2. Alta quantidade de vitamina A: A vitamina “A” é conhecida pelos diferentes benefícios que a mesma pode proporcionar à saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico.

3. Teor de Fibras: Com um teor de fibras presente na batata-doce, o alimento acaba sendo absorvido de maneira mais lenta controlando, por exemplo, o índice glicêmico.

4. Propriedades Anti-inflamatória: Com a presença de vitaminas C, B6, beta-caroteno e manganês, a batata-doce tem propriedades anti-inflamatórias que ajuda a curar inflamações.

5. Com todas as suas propriedades e nutrientes, a batata-doce ainda previne a anemia, fornece energia, auxilia na formação de colágeno, reduz as cãibras, reduz o colesterol, e assim em diante.

 

 


Suco para uma Pele bonita

A cenoura é rica em vitamina A e também contém vitamina C, boa parte do complexo B, além de cálcio, ferro, potássio, sódio e fósforo.
O pepino é excelente para pele, cabelos e unhas por ser rico em nutrientes como potássio, enxofre, manganês e silício.
A beterraba é otima para o sangue e, por consequência, para a pele.
Também desintoxica fígado e vesícula biliar e nela encontramos as vitaminas A e C e minerais como ferro, cálcio, enxofre e potássio.

O suco é muito simples de fazer. Você vai precisar de:

2 cenouras
1/2 pepino
1/2 beterraba
250 ml de água

Corte em fatia todos os ingredientes, acrescente a água e bata tudo no liquidificador.
Coe e beba o suco imediatamente.
Tome de um a dois copos por dia.
Em poucos dias, você sentirá na sua pele a maravilhosa ação desse suco.


Benefícios de Beber Muita Água

Os benefícios de beber água são principalmente manter a pele e cabelos saudáveis e ajudar a regular o intestino diminuindo a prisão de ventre.

Outros benefícios de beber água são:

  • Regular melhor a temperatura corporal;
  • Combater acne, estrias e celulite;
  • Facilitar o transporte de nutrientes no corpo;
  • Melhorar o funcionamento dos rins;
  • Prevenir o aparecimento de pedras nos rins;
  • Facilitar a digestão;
  • Diminuir o inchaço;
  • Melhorar a circulação sanguínea;
  • Ajudar a emagrecer.

Para ter todos os benefícios da água, deve-se ingerir 1 a 2 litros de água por dia, que não devem ser substituídos por sucos ou refrigerantes.

Veja 4 estratégias para beber a quantidade de água recomendada por dia:

Benefícios de beber água em jejum

Os benefícios de beber água em jejum são principalmente estimular o sistema digestório após um período longo de jejum que é feito durante a noite, melhorando assim o processo digestivo.

Além disso, se a água for morna ou quente também dá uma maior sensação de estômago cheio e diminui o apetite.

Benefícios de beber água com limão

Os benefícios de beber água com limão são principalmente melhorar o esvaziamento intestinal aliviando mais rapidamente a prisão de ventre e ajudando a desintoxicar o corpo.

Pode-se inclusive beber em jejum água morna com limão para estimular o funcionamento do sistema digestório, ajudar a desintoxicar e ainda diminuir o apetite.

Benefícios de beber água com gás

Os benefícios de beber água com gás incluem melhorar a indigestão e não engordar, pois não tem calorias. Além disso, a água com gás é uma excelente alternativa para reduzir o consumo de refrigerantes.

Apesar desses benefício a água com gás não deve ser bebida diariamente porque está relacionada com o enfraquecimento dos ossos e dentes e ainda irrita o aparelho digestório de quem tem refluxo.

 


Suco Detox de Abacaxi com Hortelã e Água de Coco

Suco Detox de Abacaxi com Hortelã e Água de Coco é uma boa alternativa de sucos saudáveis. Além disso, Os sucos detox que fazem parte da dieta detox, serve para desintoxicar nosso organismo, ele elimina as impurezas que ingerimos através de alimentos industrializados, medicamentos, bebidas alcoólicas e muitas outras, fazendo com que o organismo volte a funcionar de forma correta, acelerando o metabolismo, trazendo mais disposição para seu dia a dia. Portanto, o Suco Detox de Abacaxi com Hortelã e Água de coco é uma boa opção.

INGREDIENTES:

  • 1 Fatia de abacai.
  • 1 Colher (sopa) de hortelã.
  • 1 Copo de água de coco.
  • 1 Colher (chá) de raspas de limão.
  • Gelo (é opcional).

MODO DE PREPARO:

  • Bata o abacaxi, a água de coco, as folhas de hortelã e o gelo no liquidificador até formar uma mistura homogênea.
  • Desligue o aparelho, junte as raspas de limão, misture rapidamente.
  • Sirva em seguida.

 


Pepino

O pepino é um vegetal que é conhecido por seu sabor aguado ameno e agradável. É um vegetal altamente cultivado e é uma parte da família cucurbitáceas. Pepino proporciona um efeito calmante quando consumido durante o verão (calor). É amplamente utilizado em saladas e é geralmente consumida crua, salgados ou em conserva. Várias sopas usam o pepino para obter o seu sabor. Pepino é ricos em nutrientes. Então, leia mais sobre os benefícios nutricionais do pepino para Saúde!

Benefícios do pepino na prevenção do câncer: Pepino contém um tipo de fitonutriente conhecido como cucurbitacinas, que ajudam em restringir o metabolismo das células cancerígenas. Lignanas nomeadamente lariciresinol, pinoresinol e secoisolariciresino estão presentes no pepino que tem propriedades anti-cancerígenas. tais como os de ovário, próstata e cancro da mama pode ser reduzido pelo seu consumo.

Benefícios do pepino Para o coração: Pepino contém esteróis que são conhecidos por reduzir o nível do mau colesterol no sangue. Acumulação de colesterol é evitada nas artérias sanguíneas. Fibra presente no pepino também ajuda na redução do colesterol, uma vez que libera-lo diretamente a partir do corpo sem ficar absorvido.


Benefícios do pepino para Diabetes: Pepino é dito ter um nível glicêmico insignificante. Além disso, ajuda na produção de células beta, que são necessários para a síntese de insulina no corpo. Auxiliares de insulina na regulação da glicose presente no sangue. É útil no combate ao diabetes tipo 2.

Benefícios do pepino para digestão: O pepino é rico em fibras, que ajuda na limpeza do trato intestinal. Prisão de ventre pode ser proibido por sua ingestão. Ele contém 95% de água e, portanto, ajuda na liberação de toxinas.


Benefícios do Arroz

Mesmo carregando o fardo de ser um carboidrato, o arroz teve sua redenção diante da febre das dietas sem glúten (afinal, o cereal não carrega essa substância vista como uma das vilãs do emagrecimento). Uma pesquisa feita pelo Baylor College of Medicine, centro de estudos localizado no Texas, Estados Unidos, comprovou que quem consome uma porção de arroz diariamente – branco ou integral – tem no organismo menos gordura e mais minerais, como potássio, ferro e magnésio.

A pesquisadora responsável pelo estudo, dra. Theresa Nicklas, concluiu ainda queadicionar o alimento ao prato todos os dias melhora a saúde por completo, ajuda a equilibrar a pressão arterial e os níveis de colesterol – e, ainda por cima, previne o diabetes. “O arroz tem em sua constituição, principalmente, o amido, que garante energia e ajuda a controlar a glicose”, diz a nutricionista Isabel Jereissati, do Rio de Janeiro.

Além dos minerais, o cereal também é rico em vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e E, que contribuem para a formação de glóbulos vermelhos e estimulam a regeneração celular. O melhor jeito de consumi-lo ainda é apostar na tradicional combinação com feijão ou outra leguminosa, como lentilha ou grão-de-bico. “Essa dupla fornece um aporte proteico de boa qualidade e se complementa. O feijão é mais rico em lisina, aminoácido responsável pelo crescimento ósseo e produção de colágeno, enquanto o arroz tem metionina, outro aminoácido importante, que atua na formação dos músculos”, diz a nutróloga Cristiane Ognibene Coelho, de São Paulo. “Um prato de arroz com feijão tem proteínas semelhantes às de uma porção de carne”, diz Isabel.

O valor calórico de todos os tipos de arroz é bem parecido: de 100 a 130 calorias (100 g do ingrediente cozido). Mas seus benefícios mudam de acordo com a variedade do cereal. Aqui, veja os diferentes tipos de arroz e seus benefícios:

BRANCO OU POLIDO
Contém basicamente carboidrato e sua principal função é fornecer energia. É o mais consumido no Brasil, mas é o menos nutritivo, pois as vitaminas e minerais ficam na casca, que é retirada durante o polimento.

INTEGRAL
Fonte de fibras, minerais e óleos essenciais, estimula o intestino, aumenta a saciedade e reduz a absorção de gordura pelo corpo.

NEGRO
Rico em propriedades antioxidantes, auxilia na prevenção de danos celulares e de doenças crônicas, como diabetes, câncer e problemas cardiovasculares. Além disso, tem quase o triplo do valor de proteínas e o dobro de fibras em relação ao integral.

VERMELHO
Contém monocolina, substância que ajuda na digestão, na redução do colesterol e na prevenção de doenças do coração.

SELVAGEM
Apesar de ser conhecido como arroz, na verdade é um tipo de grão. Rico em proteínas, fibras e aminoácidos, é também o que apresenta a menor quantidade de gordura. Bom aliado para dietas restritivas.


Benefícios da Abóbrinha

Abobrinha Ajuda a Baixar o Colesterol: A fibra alimentar na abobrinha ajuda a reduzir o colesterol, anexando-se aos ácidos biliares que o fígado produz a partir do colesterol para digerir as gordura. Porque a fibra se liga tão bem com ácidos biliares, aumentando assim a sua capacidade de digerir imediatamente as gorduras, o fígado é responsável pela produção de mais ácido biliar.

O fígado baseia-se em seguida ainda mais com o colesterol para produzir o ácido biliar, consequentemente, a uma redução do nível de colesterol total no corpo. Além disso, os altos níveis de Vitamina C e Vitamina A impedem que o colesterol fiquem nos vasos sanguíneos do corpo, dificultando, assim, o aparecimento da aterosclerose.

Benefícios da Abobrinha na Prevenção do Câncer: As fibras promovem movimentos intestinais saudáveis e regulares, as grandes quantidades de fibra na abobrinha também ajuda a evitar toxinas cancerígenas de se estabelecer no cólon. Além disso, as vitaminas A e C, bem como ácido fólico, encontrado na abobrinha atuam como poderosos antioxidantes que combatem o stress oxidativo que pode levar a muitos tipos diferentes de câncer.

Abobrinha é Benéfica Para a Saúde da Próstata: Estudos mostram que os fitonutrientes na abobrinha auxiliam na redução dos sintomas de benigna hipertrofia prostática (BOH), uma condição na qual a glândula da próstata aumenta e leva a complicações com a micção e funções sexuais em homens.

Abobrinha é um Agente Anti-inflamatória: As vitaminas C e A, não só servem ao corpo como antioxidantes potentes, mas também agentes anti-inflamatórios eficazes. Juntamente com o Cobre encontrada na abobrinha, estas vitaminas impedi o desenvolvimento de muitas doenças hiper-inflamatórios, incluindo asma, osteoartrite e artrite reumatoide.

Abobrinha é Benéfica Para a Saúde do Coração: Uma pequena quantidade de abobrinhajá contém mais de 10% da RDA de Magnésio, um mineral comprovada que reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame. Abobrinha também fornece folato, que é uma vitamina necessária na quebrar de aminoácido perigoso homocisteína , que se os níveis no corpo aumenta e pode contribuir para ataques cardíacos e derrames.

Abobrinha Ajuda a Baixa Pressão Arterial: Junto com o Magnésio, o Potássio encontrado na abobrinha ajuda a baixar a pressão arterial. a hipertensão ou a pressão alta, pode levar a arteriosclerose (danos nos vasos sanguíneo), ataque cardíaco e muitas outras condições médicas graves. tanto o potássio e o magnésio na abobrinha, no entanto, pode ajudar a aliviar a tensão no sistema circulatório do corpo.

Abobrinha é Rica em Manganês: O Manganês é um mineral e um nutriente essencial que nos oferece muitos benefícios para a saúde e contribui para uma série de funções fisiológicas normais. Uma xícara de abobrinha contém 19% da RDA de manganês, que ajuda o corpo a metabolizar proteínas e hidratos de carbono, participa da produção de hormônios sexuais, e catalisa a síntese de ácidos graxos e colesterol.

 


Benefícios do feijão para sua saúde

feijão, elemento típico da culinária brasileira, não só mistura sabores como também é uma fonte rica em benefícios para a saúde humana. Além de possuir nutrientes  essenciais como vitaminas (a maior parte do complexo B), ferro, cálcio e proteínas, que estão presentes em quantias que podem até substituir os produtos animais, o feijão também é um recurso terapêutico. O ferro contido nele ajuda na recuperação de anemias, a fibra da casca do feijão ajuda a regular o funcionamento do intestino, e o cálcio ajuda na recuperação da osteoporose. Não bastasse isso, o feijão ainda é um alimento fácil de ser encontrado. Portanto, ele é, enfim, uma combinação perfeita.

Motivos para não abrir mão do feijão e seus nutrientes

  • Por fornecer algumas boas doses de magnésio (que é, por natureza, um bloqueador do canal do cálcio), ele possibilita que as veias e as artérias possam relaxar, melhorando assim o fluxo de sangue, nutrientes e oxigênio no corpo.
  • O feijão é rico em fibras insolúveis, que ajudam a prevenir doenças digestivas, câncer de cólon e reduzem a possibilidade de distúrbios cardiovasculares. Ele também é rico em fibras solúveis, que ajudam a estabilizar o nível de açúcar existente no sangue, diminuindo o risco de diabetes.
  • Por conter uma quantidade consideravelmente grande de ferro, o feijão aumenta a energia do corpo, o que ajuda, por exemplo, mulheres menstruadas ou grávidas, que perdem uma grande quantidade de ferro durante o período.
  • O feijão oferece boas quantidades de tiamina (vitamina b1), que é fundamental para células do cérebro, sendo assim importante na prevenção da memória.
  • Ele também ajuda a emagrecer. As proteínas encontradas no feijão são comparáveis a proteínas existentes na carne vermelha ou no leite, portanto, é possível garantir os nutrientes essenciais sem ingerir calorias excessivas ou gorduras saturadas.

Se tratando do jeito de utilizar feijões, é interessante lembrar que às vezes ele também pode se tornar um inimigo. Isso acontece, por exemplo, quando ele é usado para fazer feijoadas. Nesse caso, a quantidade de gordura é maior do que a dos nutrientes encontrados.


Benefícios do Grão de Bico

A alimentação saudável e a atividade física garantem uma excelente qualidade de vida. Já a inclusão dos alimentos funcionais na dieta é um grande passo para cuidar da saúde. 

Confiram aqui 8 motivos para consumir grão-de-bico

1- O grão-de-bico, do ponto de vista nutricional, é um legume com importantes qualidades culinárias e nutritivas, sendo rico em proteínassais minerais e vitaminas do complexo B;

2-Devido à sua grande quantidade de amido, grão-de-bico é usado pelo nosso organismo como fonte de energia. É pobre em água e gorduras, e está isento de colesterol;

3- Por possuir grande quantidade de celulose na casca, o grão-de-bico estimula o funcionamento dos intestinos;

4- Cada 100g de grão-de-bico contém 6g de fibras, sendo em sua maioria fibras solúveis, que ajudam de forma eficaz o organismo a eliminar açúcares, gorduras e colesterol;

5-Vários estudos apontam a relevância dessa leguminosa na prevenção de doenças cardiovasculares, assim como no tratamento de vários tipos de anemia. Além disso, o grão-de-bico contém uma generosa quantidade de cálcioferro, magnésio minerais que desempenham funções importantes no organismo;

6- Sendo um alimento relativamente barato, o grão-de-bico oferece uma grande versatilidade na culinária, fazendo muito sucesso em pratos como a pasta de grão-de-bicosopa de grão-de-bicosalada de grão-de-bico e muito mais.

7- A leguminosa é indispensável em uma dieta alimentar equilibrada, sendo incorporada em nossa alimentação do dia a dia;

8- O grão-de-bico possui ainda uma grande quantidade de triptofano, utilizado para produzir serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de bem-estar, satisfação e confiança.


Moyashi, alimento nutritivo e saudável

Aqui temos uma boa relação preço vs. beneficio! Custa tão barato  e riquíssimo em nutrientes!! Vamos aproveitar!!

O moyashi, também conhecido como broto de feijão, é um alimento de baixa caloria com alto valor nutritivo, rico em fibras, sais minerais e vitaminas B e C.

Utilização

Na culinária pode ser utilizado de diversas formas. Basta uma leve aferventada e poderá enriquecer saladas, refogados, molhos e carnes. Muito utilizado também em lamen, udon, donburi, nabes, omeletes, e quase todos os tipos de preparo da culinária japonesa. Realmente é muito versátil.

Benefícios

  • Rico em proteínas, fibras, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas C e do complexo B,
  • Tem propriedades antioxidantes, ou seja, combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.
  • Contém grandes quantidades de sais minerais com fósforo, ferro e cálcio. Já os sais minerais são importantes para o organismo, pois ajudam na formação dos dentes, ossos e sangue.
  • As vitaminas do complexo B presentes no feijão moyashi são essenciais ao crescimento, à boa digestão, infecções de pele e evitam a queda dos cabelos.
  • Os brotos são alimentos altamente nutritivos, em cuja produção não se utiliza nenhum tipo de adubo ou de defensivo. Por isso, são produtos totalmente naturais, que utilizam apenas as reservas armazenadas nas sementes para germinarem e alcançarem o tamanho necessário para serem consumidos.
  • As diversas fontes de vitaminas, minerais ácidos, aminoácidos, enzimas e demais substâncias presentes nos brotos, lhes dão a qualidade de serem muito nutritivos. Isso faz com que, estando presentes na alimentação, supram eventuais deficiências nutricionais.

Componentes nutricionais para cada 100 g de moyashi

  • Energia: 16 kcal
  • Proteína: 2,3 g
  • Carbohidrato: 2,4 g
  • Água compõe 94,4% dos brotos de soja, ou seja, para cada 100 g, 94,4 g é composto por água

 


 


Lentilha faz muito bem!

Comer lentilhas faz bem à saúde porque é um alimento muito rico em vitaminas e minerais e possui apenas 127 calorias em cada porção de 100 gramas.

Veja os 7 benefícios da lentilha: 

  1. Ajudar a diminuir o colesterol - têm fibras insolúveis que diminuem a absorção de gorduras.
  2. Desintoxicar o organismo regula o intestino e, por isso, limpa absorvendo as toxinas.
  3. Diminuir a Tensão Pré-Menstrual - contêm lignanas, que ajudam a diminuir os sintomas de TPM.
  4. Combater a diabetes - apesar de ter carboidratos, têm muitas fibras e fazem com que o açúcar não aumente muito sangue.
  5. Prevenir e tratar a anemia - rico em ferro, recomendado especialmente para vegetarianos
  6. Ajudar a prevenir o câncer - têm antioxidantes que protegem as células do corpo.
  7. Melhorar a saúde dos ossos - além de ter cálcio, contém isoflavonas que ajudam a produzir hormônios importantes para fortalecer os ossos.

Além disso, as lentilhas são ricas em zinco, que ajuda a fortalecer o sistema imune e são muito boas para tratar a anemia porque têm muito ferro e, além disso, sua alta quantidade de fibras melhora o trânsito intestinal e alivia a prisão de ventre e o inchaço da barriga.

Vem pra Toca do Grilo que tem lentilhas nesta quinta-feira!


Fibras e a Saúde

A fibra tem um importante papel para a saúde e deve estar presente numa alimentação saudável. Reduz o risco de uma grande variedade de doenças relacionadas com o sistema digestivo. O tipo de fibra insolúvel em água é mais eficaz nestes casos. Já a fibra solúvel tem um papel também importante, mas em outras áreas, contribuindo para evitar o excesso de colesterol, melhorar as diabetes e suavizar e proteger a mucosa intestinal. No entando, as fibras devem ser consumidas dentro dos limites estabelecidos como saudáveis, e em excesso, podem ter consequências negativas. Em caso de excesso, existe o risco de reduzir grandemente a absorção de ferro, zinco e outros minerais importantes, podendo mesmo causar colite.


Salda de fruta tem muito a ganhar

Seja no verão ou no inverno, as frutas permitem várias combinações e acompanhamentos e são bem-vindas em qualquer refeição como sobremesa ou entre as elas.

Dentre os benefícios estão:

  • proteção contra envelhecimento;
  • combate a celulite e retenção de líquidos;
  • auxilia no bom funcionamento do organismo;
  • opção saudável com baixas calorias em comparação aos doces consumidos pós-refeição;

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o consumo de 400 g/dia de frutas e verduras, o que equivale a cinco porções/dia (três de frutas e três de legumes e verduras). Apesar dos inúmeros benefícios do consumo de frutas, outro cuidado que deve-se ter em relação às frutas é a lavagem. Em geral, comemos as frutas cruas e isso requer o dobro de cuidado na hora da lavagem, segundo recomendações do Ministério da Saúde.

E para quem ficou com água na boca só de falar do assunto, venha almoçar na Toca do Grilo. O que comer na sobremesa você já sabe!


Benefícios de comer peixes

Os principais benefícios de comer peixe, além de ser uma alimento de fácil digestão, envolve melhorar a memória, a concentração, prevenir doenças cardiovasculares e aumentar as reações anti-inflamatórias do organismo porque o peixe é rico em ômega 3, que é um componente importante para todos estes processos. Além destes benefícios, o peixe também:

  • É fundamental para a formação da pele, cabelos e unhas, pois é riquíssimo em proteínas, aproveitadas quase integralmente pelo organismo;
  • Previne a osteoporose, pois tem boas quantidades de vitamina D e cálcio, que fortalecem os ossos;
  • Combate a anemia, pois é uma boa fonte de ferro e vitamina B12, que são nutrientes importantes para a saúde das células do sangue.

Comer peixe faz bem e, por isso, deve-se consumir peixe pelo menos 2 vezes por semana.


Dieta Mediterrânea

Seguir uma dieta mediterrânea pode ser a receita para uma vida longa, porque estes alimentos parecem manter as pessoas geneticamente mais jovens, dizem pesquisadores dos EUA. 

A dieta em questão é baseada na alimentação dos países que formam a região do mediterrâneo como Itália, Espanha, Grécia, Egito, Líbia, Marrocos, Turquia e Líbano, países banhados pelo mar Mediterrâneo. Embora esses países sejam diferentes em relação à cultura, religião e política, compartilham muitas semelhanças, como o clima, temperatura e solo que influenciam na agricultura e, consequentemente, nos costumes alimentares da população dessa região.

O cardápio mediterrâneo se caracteriza pela riqueza do consumo de frutas, hortaliças (verduras e legumes), cereais, leguminosas (grão-de-bico, lentilha), oleaginosas (amêndoas, azeitonas, nozes), peixes, leite e derivados (iogurte, queijos), vinho, azeite de oliva e uma enorme variedade de ervas de cheiro, que dão cor e sabor especiais a esta culinária. Além disso, é caracterizado por um baixo consumo de carnes vermelhas, gorduras de origem animal, produtos industrializados e doces, alimentos ricos em gordura e açúcar.

A mistura de vegetais, azeite, peixe fresco e frutas pode impedir o nosso código de DNA de despedaçar à medida que envelhecemos, de acordo com um estudo publicado no British Medical Journal. Enfermeiros que se submeteram à dieta apresentaram menos sinais de envelhecimento em suas células. 


O tomate e seus benefícios

lém do sabor marcante e gostoso, o tomate tem uma composição nutritiva pra lá de especial, quando o assunto é saúde. Para começar, é rico em vitaminas A e C. A dupla é responsável pela vida longa, isso porque a vitamina A tem ação antioxidante, responsável pelo combate aos radicais livres, que aceleram o envelhecimento. Já a vitamina C promove hidroxilação do colágeno – proteína fibrilar que proporciona resistência aos ossos, dentes, tendões e vasos sanguíneos, além de também ser um ótimo antioxidante. Estão presentes também:

  • Sódio e o magnésio: que ajudam em algumas funções do organismo, como na contração muscular.
  • Cálcio: que participa da formação e manutenção dos ossos e na coagulação sanguínea.
  • Folato (também conhecido como vitamina B9): para as funções metabólicas.
  • Potássio: que faz o balanço e a distribuição da água no organismo.

Venha para a Toca do Grilo e tenha seu alimento saudável!


Dica Saudável

A carne vermelha contém proteínas de alto valor biológico e micronutrientes importantes que é necessário para uma boa saúde ao longo da vida. Em geral, a carne vermelha é uma boa fonte de proteína, niacina, vitamina B6, vitamina B12, fósforo, zinco e ferro. As vitaminas do complexo B não são facilmente encontradas em alimentos de origem vegetal. Portanto, comer carne vermelha regularmente repõe as necessidades recomendadas.

  • A vitamina B1 é importante para a saúde do coração e do sistema nervoso.
  • A vitamina B2 ajuda o seu corpo a liberar energia a partir de alimentos e é encontrada principalmente na carne de fígado.
  • Também é encontrada no fígado a vitamina B3, que é importante para a construção da estrutura da pele.
  • A vitamina B5 é um elemento chave na produção de glóbulos vermelhos em seu corpo e você pode encontrá-lo tanto na carne de frango quanto na carne bovina.
  • A vitamina B6 é necessária para um sistema nervoso saudável.
  • A vitamina B12 ajuda a liberar energia a partir de alimentos e é importante para a produção de glóbulos vermelhos. Você também encontra essa vitamina em peixes e em produtos lácteos.
  • Além das vitaminas, a carne é um alimento de alto valor proteico capaz de fornecer todos os aminoácidos essenciais.

Dê preferência aos cortes magros e não ultrapasse a quantidade de 170g/dia de consumo. Agora quer comer de forma equilibrada? Venha para a Toca do Grilo. Um buffet com muitas variedades e sabores.



ÚLTIMAS POSTAGENS
27/09
Sucos Enérgicos
21/09
Sucos para a Saúde
14/09
Razões para comer fruta
01/09
Snacks saudáveis para deixar na gaveta do escritório
24/08
Sal disfarçado
10/08
Benefícios da beterraba
03/08
Chá de Gengibre
27/07
Por que consumir Palmito?
20/07
Como plantar tomatinho cereja
13/07
Cuidados específicos com cada planta
06/07
Mini horta de temperos
29/06
Milho verde
23/06
Junina na saúde
15/06
Dicas para a felicidade
09/06
Melhore o humor com casca de banana
03/06
Semente de abacate
23/05
Controle suas impulsões
18/05
5 sucos para limpar o organismo
11/05
MELHORES CHÁS PARA CADA INTENÇÃO DO DIA
04/05
Limão com chia
29/04
Alimentos com propriedades termogênicas
20/04
A pêra estimula a digestão e saúde intestinal
13/04
Alimentos que podem ajudar no combate a Insônia.
07/04
Benefícios do Repolho
30/03
Suco desintoxicante e digestivo
21/03
CEBOLA: vai muito além do tempero
16/03
5 benefícios da pizza para a saúde
09/03
5 tipos de bananas mais populares no Brasil e seus benefícios
03/02
Salmão é fonte de proteína
24/02
10 dicas para ter uma vida saudável
17/02
Suco de Manga
10/02
Benefícios do Gergelim Para Saúde
03/02
Quatro motivos para investir na água com limão
20/01
Ervas frescas podem substituir o sal no preparo de alimentos
13/01
Bebida saudável: água saborizada pode ser antioxidante
06/01
Benefícios da Melancia
23/12
Comer uva passa faz bem
16/12
Benefícios da Maçã para a Saúde
09/12
Os Benefícios do Queijo
02/12
Benefícios do Bife de Fígado
25/11
Suco de beringela para o colesterol
18/11
Os Benefícios da Cenoura
11/11
Os Benefícios do Pepino
28/10
Suco Roxo
21/10
Os benefícios da Rúcula
14/10
Benefícios da Água de Coco
07/10
Benefícios do Morango Para Saúde
29/09
benefícios da Moranga
23/09
Suco de Tomate
18/09
Benefícios do Brócolis para a Saúde
09/09
Batata doce e seus benefícios
09/09
Suco para uma Pele bonita
02/09
Benefícios de Beber Muita Água
19/08
Suco Detox de Abacaxi com Hortelã e Água de Coco
12/08
Pepino
04/08
Benefícios do Arroz
15/07
Benefícios da Abóbrinha
02/07
Benefícios do feijão para sua saúde
30/06
Benefícios do Grão de Bico
25/06
Moyashi, alimento nutritivo e saudável
11/06
Lentilha faz muito bem!
17/06
Fibras e a Saúde
11/05
Salda de fruta tem muito a ganhar
04/05
Benefícios de comer peixes
24/04
Dieta Mediterrânea
26/02
O tomate e seus benefícios
26/02
Dica Saudável
19 3251.2338
Av. João Mendes Júnior, 126
Cambuí, Campinas - SP
19 3251.2338
Av. João Mendes Júnior, 126 - Cambuí, Campinas - SP